Exposição “Todos os tempos se cruzarão”

07 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Sala da Cidade vai receber uma nova exposição no próximo dia 29 de dezembro. “Todos os tempos se cruzarão”, que inaugura às 16h00 da próxima sexta-feira, está inserida no ciclo “Cuidar de um país”, e é uma mostra sobre o território, a arquitetura e a arte, coorganizada pela Câmara Municipal de Coimbra, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (UC), Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da UC. A exposição vai estar patente até ao dia 2 de março.

“Todos os tempos se cruzarão” é a exposição que inicia o ciclo “Cuidar de um país” e que pretende, segundo o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, “demonstrar, através de propostas heterogéneas, como, neste contexto adverso, a arquitetura e a arte têm sabido encontrar estratégias que estruturam o território, o recriam e reavivam o seu tecido mais profundo, retomando as suas possibilidades esquecidas, consolidando-o.”

António Belém Lima (com a Associação Bairro Alagoas), Ano Zero – Bienal de Coimbra, Bartolomeu Costa Cabral (com a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior e Casa da Taipa, em Beja), Colectivo Zás, Maria Manuela Oliveira (com o Largo do Toural, em colaboração com a artista Ana Jotta), Nuno Valentim (com o Mercado do Bolhão), Pedro Maurício Borges (com a Capela de Netos), Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos (com a Biblioteca de Grândola), e Walk&Talk são os arquitetos e projetos selecionados para esta exposição.

“São propostas que intervém contra corrente e numa escala de proximidade, reforçando a identidade dos lugares e a sua capacidade para estruturarem o nosso tempo. Munidas de todos os saberes, elas podem ser o gatilho que conduza à inversão deste paradigma unidirecional e permita alterar o ciclo de esvaziamento e empobrecimento, reclamando urbanidade, propondo mais ética e mais estética”, refere, ainda, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

A mostra vai estar patente na Sala da Cidade até ao dia 2 de março e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00.