Dia da Europa | A guerra da Ucrânia e a segurança europeia

No dia 9 de maio assinala-se o Dia da Europa.

11 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, assinalando o aniversário da Declaração Schuman de 1950, momento em que Robert Schuman avançou a proposta de criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que mais tarde veio a consolidar-se na atual União Europeia. Assente em princípios de paz e solidariedade, esta era uma nova forma de cooperação política na Europa que pretendia evitar um novo grande conflito armado em solo europeu, após duas grandes guerras mundiais. No contexto atual de regresso da guerra à Europa, neste 9 de maio temos como convidado Nuno Severiano Teixeira (professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, FCSH-UNL e IPRI), que vem partilhar a sua reflexão sobre a segurança europeia e a guerra na Ucrânia.

Dia da Europa

A guerra da Ucrânia e a segurança europeia

Nuno Severiano Teixeira

Com a presença de Álvaro Garrido, Diretor da FEUC e de Albano Figueiredo, Diretor da FLUC