Criada a 2 de dezembro de 1972, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) viveu o seu primeiro ano académico ainda em ditadura e começou a construir as suas estruturas científicas e pedagógicas nos primeiros anos de Democracia.

Escola multidisciplinar por excelência, cedo construiu uma dinâmica de participação na sociedade e depressa se distinguiu pela sua internacionalização. Depois de Bolonha, a FEUC cresceu e tornou-se também uma Escola forte e inovadora no ensino pós-graduado. Atualmente, cerca de 40% dos estudantes da FEUC frequentam cursos de mestrado e de doutoramento. Bem inserida em redes científicas de âmbito internacional, nos últimos anos letivos a Faculdade atraiu estudantes de cinquenta nacionalidades diferentes. As redes de investigação do CeBER e do CES, centros de investigação a que pertence a maioria dos docentes da FEUC, garantem sinergias entre a ciência e o ensino e projetam a Faculdade no futuro.

No momento em que comemora os seus 50 anos, a FEUC programou um conjunto de atividades cujo objetivo consiste em mobilizar a comunidade académica, comunicar os seus pontos fortes e reforçar os seus valores estratégicos. A abertura à comunidade, a ampliação das relações com as empresas e a internacionalização são pilares fundamentais.

De 2 de dezembro de 2022 a 2 de dezembro de 2023 a FEUC abre-se à cidade e oferece um vasto conjunto de iniciativas científicas e culturais que apelam à participação. A programação que aqui se apresenta traduz um forte compromisso com os valores humanistas da Universidade de Coimbra e apela a um envolvimento da Faculdade, dos seus docentes e estudantes, no debate e resolução dos grandes problemas do nosso tempo. “FEUC, 50 anos a construir o futuro”.

Álvaro Garrido, diretor da FEUC