/ Projetos de Investigação

NEXUS: Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade

Sumário

Promoção de uma Agenda em torno das redes logísticas e de transportes, focada em inovar, desenvolver, demonstrar e iniciar a valorização e exploração de produtos e serviços, com forte potencial de exportação, e que abordem os principais desafios e gaps identificados na logística em Portugal. A Agenda NEXUS criará um ecossistema de 28 produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal. No centro deste ecossistema, o produto core, está o Nexus Open Data Collaboration Platform, compreendendo um conjunto de aplicações e serviços (Nexus Federated Applications and Services). Por fim, a componente Nexus Harware Assets, de produtos de hardware inovadores que exploram princípios de IoT e promovem importantes sinergias entre a plataforma colaborativa de dados abertos e as demais aplicações e serviços. Cada um destes terá a sua representação digital (digital twin), visando a partilha e receção de dados, destinados a melhorar a performance das operações.

Líder do Consórcio

APS - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE, S.A.

Código de operação

02/C05-i01.01/2022.PC645112083-00000059