/ Projetos de Investigação

EU-CIEMBLY: Creating an Inclusive European Citizens’ Assembly

Sumário

No panorama da vida política da UE, a ausência de mecanismos eficazes para a participação inclusiva dos cidadãos resultou na perpetuação da discriminação interseccional e na exclusão de grupos vulneráveis. Apesar dos esforços para reforçar a democracia participativa, a omissão na abordagem da interseccionalidade no âmbito da legislação da UE tem impedido o progresso. Neste contexto, o projeto EU-CIEMBLY, financiado pela UE, visa enfrentar estes desafios e preparar o caminho para uma Assembleia dos Cidadãos da UE mais inclusiva e equitativa. Especificamente, o projeto irá conceber uma ferramenta que não só aborda as questões actuais a nível da UE, mas também fornece um protótipo adaptável aos níveis nacional e local. Ao fazer a ponte entre a teoria, a avaliação e a experimentação, o projeto está preparado para remodelar a democracia participativa na UE.

Líder do Consórcio

Instituto Jurídico