Investigadora do IJ integra projeto sobre Justiça Ambiental

29 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Alexandra Aragão, investigadora integrada do IJ, integra a equipa do projeto ALICE - Air polLution: a stressor for environmental justice, aprovado pela FCT no Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos 2022.

O projeto é coordenado pela Universidade de Aveiro e irá abordar a poluição atmosférica como um problema de grande risco ambiental e para a saúde.

A poluição do ar exterior é responsável, todos os anos, por 4.2 milhões de mortes no mundo. No entanto, a poluição afeta cada pessoa de maneira diferente, dependendo da sua idade e condição física, mas também da condição socioeconómica, que influencia a capacidade das pessoas de lidar com este problema. Os Governos devem promover a justiça e, embora a legislação se baseie neste princípio, a sua implementação pode ter um impacto desproporcional nas comunidades vulneráveis e marginalizadas, devido a desigualdades socioeconómicas. Este entendimento fez emergir o conceito de Justiça Ambiental (JA), que visa solucionar estas desigualdades, estabelecendo ligações entre questões ambientais (como poluição do ar), determinantes sociais e económicas e a localização habitual (local de residência, trabalho ou lazer), de forma a avaliar a equidade destas relações e identificar pontos de injustiça territorial. O projeto tem início previsto para março de 2023.

O Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos é um concurso anual da FCT, financiado pelo OE, que financia projetos de investigação. Em 2023, a submissão de candidaturas decorre em julho.

Partilhe