Instituto Jurídico marca presença na Noite Europeia dos Investigadores

03 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

A Noite Europeia dos Investigadores decorreu no dia 30 de setembro, das 17h00 às 00h00, entre o Largo da Portagem e a Rua da Sofia, em Coimbra. O Instituto Jurídico esteve presente na Rota de Ciência e dinamizou várias atividades dirigidas a crianças, a jovens, a adultos e a famílias, entre elas “Há escape da Ciência?”

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento público à escala europeia, que mostra a diversidade da ciência e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma lúdica e inspiradora. Assim, a NEI pretende aproximar a ciência da sociedade civil. Este ano, dedicado à “Ciência para todos- Inclusão e sustentabilidade”, o evento teve lugar simultaneamente em 26 países.

Em Coimbra, no percurso da Rota de Ciência estiveram 62 pontos de investigadores, onde cada equipa partilhou o que faz no seu dia-a-dia de investigação com a cidade, através de quizes, jogos, demonstrações, conversas com cientistas, entre muitas outras atividades.

O Instituto Jurídico, através de conversas com o público, procurou sensibilizar para questões como fogos florestais, violência doméstica e inteligência artificial, bem como apresentou dois jogos de resolução de problemas e trabalho de equipa sobre o acesso aberto da ciência.

Noite Europeia dos Investigadores '22