Instituto Jurídico lança Concurso “Direito à minha cidade”

12 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Projeto Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura, desenvolvido pelo Instituto Jurídico e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, promove um concurso dirigido a alunos do 3º Ciclo e Secundário, com o objetivo de aumentar a participação cidadã dos jovens na regeneração urbana. A inscrição deve ser efetuada até 31 de dezembro.

De forma a promover a expressão artística e de reflexão sobre a cidade a partir de temas investigados na Universidade de Coimbra e da perspetiva e imaginário dos jovens envolvidos, o Instituto Jurídico, através do Projeto Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura, lança o concurso “Direito à minha cidade” que tem como principais objetivos promover a interdisciplinaridade, associando o Direito à Cultura e Artes e sensibilizar a comunidade académica e conimbricense, em especial os/as jovens, através do envolvimento participativo para a promoção de uma cidade com identidade cultural, sustentável, justa e igualitária. Podem participar grupos de alunos do 3º ciclo e Secundário, orientados por um ou mais professores, de Estabelecimentos de Ensino do concelho de Coimbra. O regulamento encontra-se disponível na página do projeto e a inscrição deve ser efetuada através do preenchimento do formulário.

O Dia Mundial das Cidades, celebrado a 31 de outubro pela UNESCO, foi o mote para a dinamização do programa de atividades do Projeto Dia Mundial das Cidades – Direito de Cidadania e Cultura. Estas atividades compreendem uma caminhada pela Alta de Coimbra, quatro “Conversas na Escola”, que se realizaram ao longo dos meses de outubro e novembro, nas escolas anfitriãs Escola EB2,3, Rainha Santa Isabel, Escola Secundária D. Duarte, Escola Secundária José Falcão e Escola Secundária Quinta das Flores. Ao longo do primeiro trimestre de 2023 decorre o concurso “Direito à minha cidade” e uma exposição dos trabalhos apresentados, que terá lugar de 21 de fevereiro a 31 de março no Colégio da Trindade.

Este projeto é promovido pelo Instituto Jurídico e Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com a colaboração do CAUS-Colégio das Artes, FCTUC-DARQ, CES, FLUC-CIECUC, FPCEUC-CEISXX (unidades orgânicas e centros de investigação da Universidade de Coimbra) e UA, tendo sido um dos dez selecionados no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2022” da Universidade de Coimbra.