IJ obtém financiamento para coordenação de projeto do Horizonte Europa

14 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

O Projeto EU-CIEMBLY: Creating an Inclusive European Citizens’ Assembly foi selecionado para financiamento no tópico Intersectionality and equality in deliberative and participatory democratic spaces TOPIC ID: HORIZON-CL2-2023-DEMOCRACY-01-07 no Cluster 2 do Horizonte Europa. O EU-CIEMBLY será coordenado pelo Instituto Jurídico, liderado por Dulce Lopes.

Este projeto aborda a necessidade de introduzir novas formas de participação e deliberação das/os cidadãs/aos na vida política da UE e, em particular, uma Assembleia das/os Cidadãs/aos da UE cuja conceção e implementação abordem plenamente questões de interseccionalidade, inclusão e igualdade.

O EU-CIEMBLY pretende fornecer o quadro analítico e o protótipo através dos quais uma nova ferramenta de participação com a interseccionalidade pode ser criada sob a forma de uma Assembleia dos Cidadãos, que pode ser estabelecida a nível da UE e com características que permitam a transferência de um protótipo (modificado) para os níveis nacional e local dos Estados-Membros da UE.

O consórcio conta com a participação da University of Essex (Inglaterra), da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), European Citizens Action Service (Bélgica), University of the Witwatersrand Johannesburg (África do Sul), Institute for Methods Innovation (Irlanda), Aspon Consulting (Chipre), Universita’ Degli Studi Di Bergamo (Itália) Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), University of Waikato (Nova Zelândia) e Make.Org (França). O seu financiamento total é de 2 998 845.00 EUR durante 48 meses.