IJ entre os parceiros do Projeto Europeu FirEUrisk

20 maio, 2021≈ 5 mins de leitura

Um novo projeto de investigação denominado FirEUrisk recebe 10 milhões de euros da União Europeia para a gestão integrada dos incêndios florestais.

•    O FirEUrisk irá desenvolver nos próximos 4 anos uma estratégia baseada na ciência para gerir os incêndios florestais na Europa.

•    O projeto contempla 38 parceiros de todo o mundo, que inclui universidades, centros de investigação e empresas, que irão colaborar com os cidadãos e os decisores operacionais e políticos.

•    A estratégia resultante será testada em diferentes zonas piloto e de demonstração distribuídas pelo território Europeu.

O Instituto Jurídico é um dos parceiros do projeto e estará representado pelas investigadoras Dulce Lopes, Alexandra Aragão e Inês de Oliveira Martins. Segundo Dulce Lopes:

"O Instituto Jurídico fica muito satisfeito por estar associado a este projeto internacional que terá claro impacte societal. Trata-se do reconhecimento de todo o labor que o Instituto tem desenvolvido em matéria de florestas e incêndios florestais, bem como, mais amplamente, na área ambiental e de riscos. As investigadoras do projecto de tudo farão para evidenciar a importância do Direito em temáticas que pareceriam, à partida, essencialmente técnicas, e para promover a participação e o envolvimento dos estudantes, em especial de doutoramento e de mestrado, nas atividades a desenvolver."

A União Europeia concedeu 10 milhões de euros ao projeto FirEUrisk, que se iniciou formalmente este mês e teve recentemente uma reunião de início marcada pelo entusiasmo e grande expectativa da UE em relação ao projeto, que irá estudar os maiores incêndios florestais.  O Projeto, que reúne 38 parceiros de 29 países, pretende uma mudança de pensamento e desenvolver uma estratégia baseada na ciência para a gestão de incêndios florestais na Europa. Este projeto é coordenado pelo Professor Catedrático Domingos Xavier Viegas da Universidade de Coimbra.

Participam no projeto as seguintes instituições Portuguesas: a ADAI, Faculdades de Direito e de Medicina da Universidade de Coimbra, o ICNF, a ANEPC, a Universidade de Aveiro e o IPMA.

Embora os incêndios sejam uma parte do funcionamento natural dos ecossistemas, alguns deles constituem uma ameaça significativa. Por exemplo, os incêndios florestais que ocorreram em Portugal, em 2017, que originaram grandes impactos, incluindo danos nas habitações e indústrias, infraestruturas de redes elétricas, estradas, telecomunicações, recursos florestais e agrícolas.

As abordagens atuais envolvem custos significativos nas operações de supressão, juntamente com políticas controversas que levam a uma gestão de risco ineficaz e a danos severos. O projeto FirEUrisk tem como objetivo alterar esta abordagem pela redução das condições atuais do risco de incêndio através de uma avaliação adequada que identifica as causas de vulnerabilidade, e também pela adaptação das estratégias na gestão dos incêndios às alterações socioeconómicas e climáticas previstas.  A estratégia também irá incluir um plano que oriente a resposta à emergência, assim como estudos dos seus impactos, que irão facilitar a recuperação.

Segundo o Professor Catedrático Domingos Xavier Viegas, “O FirEUrisk é um projeto muito ambicioso pois surge de uma candidatura muito exigente e competitiva, que implicava um projeto de investigação e inovação que envolvesse todos os aspetos da gestão dos incêndios florestais de forma integrada. Incide no problema da redução do risco de incêndios florestais extremos, especialmente para a população, através das lições aprendidas do passado, mas tendo presente as alterações futuras nas atividades socioeconómicas e climáticas que possam surgir em toda a Europa.”.

A equipa multidisciplinar, que inclui investigadores, operacionais, médicos, legisladores e cidadãos, irá estudar a vulnerabilidade e resiliência das comunidades e de países aos incêndios florestais, incluindo o impacto de políticas de gestão de combustíveis e como o contexto socioecónomico e as atividades humanas influenciam a vulnerabilidade. Isto irá permitir a criação de um planeamento de abordagens regionais que aumentem a resiliência e segurança das comunidades locais, ampliando soluções baseadas na natureza, que irão ser testadas nas zonas piloto e de demonstração na Europa de norte, central e mediterrânica. A região centro de Portugal será uma área de demonstração crucial neste projeto, nomeadamente porque irá permitir testar diversas soluções e abordagens inovadoras.

O FirEUrisk propõe-se desenvolver uma nova abordagem que irá incluir tecnologias inovadoras, ferramentas, materiais de treino, regulamentos e recomendações políticas que melhorem a gestão dos incêndios florestais e que reduzam os efeitos mais devastadores dos incêndios florestais.