IJ celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

13 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

O Instituto Jurídico (IJ) celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, este ano com o slogan “Dignidade, Liberdade e Justiça para todos”, com dois vídeos que pretendem assinalar a efeméride e refletir sobre a importância dos direitos humanos. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais do IJ.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 10 de dezembro de 1948, e posteriormente implementada através da Resolução 423 (V), em 1950. Desde então, celebra-se a 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A Declaração é um documento importante que proclama os direitos inalienáveis de todas as pessoas, sem exceção ou discriminação. Com a Declaração Universal quase a completar 75 anos de existência, é momento de celebração, mas também de reflexão: O que entendemos por direitos humanos? Existem ameaças ou impedimentos para a sua concretização? Como asseguramos o seu exercício pleno?

Com o objetivo de assinalar esta data, tão significativa para todos nós, e de refletir sobre estas questões, o IJ partilha dois vídeos, que contam com a participação dos estudantes de licenciatura em Direito, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC): Lucca Murgel, Rui Gomes e Vitória Isacenco.

Vídeo 1

Vídeo 2