IJ apresentou um jogo para a promoção do acesso aberto

03 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

O Instituto Jurídico apresentou um jogo de Escape Room para a promoção do acesso aberto, durante a Noite Europeia dos Investigadores 2022, em Coimbra. O jogo contou com o apoio do BrainMaze, parceiro do IJ, na NEI 2022.

Ambientado num futuro próximo, onde todas as publicações científicas estavam em acesso aberto, os participantes eram confrontados com um vilão que havia trancado todas as publicações. Através de uma sequência de enigmas, os jogadores deveriam descobrir os códigos que devolveriam o acesso aberto à produção científica da Universidade de Coimbra, enquanto refletiam sobre as caracterísitcas e vantagens do acesso aberto.

O jogo de escape foi adaptado por Fernando Borges, investigador do IJ, e Verónia Quadros, bolseira do Verão com Ciência 2022, com base na versão "workshop" do Open Access Escape Room, desenvolvido por Katrine Sundsbø, da Universidade de Essex, e disponível em CC By License. Traduzido para o Português e adaptado para temas de Coimbra com publicações do Instituto Jurídico, o jogo apresentado na NEI 2022 é uma versão reduzida para ser jogada na rua, por quem visitasse o espaço do IJ.