Formação em mediação em assuntos marítimos reúne participantes em Leiria

04 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

O Programa de Treino Intensivo em Mediação Marítima decorreu presencialmente em Leiria, de 19 a 30 de junho de 2023, com 24 participantes.

Este curso, integrado no Projeto MediMARE, foi dirigido a participantes interessados na mediação de disputas marítimas, que durante duas semanas tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre a mediação em geral, as características da mediação marítima, a legislação referente ao mar, os modelos e conceitos de mediação marítima, entre outros. Houve simulações e role plays, bem como uma visita de campo para o MARE Foz.

O programa foi composto por diversos cursos e seminários, ministrados por professores e profissionais da área da mediação e marítima, de forma a compor uma vasta gama de conhecimentos necessária para introduzir o tema da mediação marítima. Houve grande troca de informações e experiências pelos participantes, que tiveram, dentro e fora da sala de aula, grandes momentos de partilha.

O MediMARE, financiado pelo Fundo EEA Grants (PT - INNOVATION-0065), tem por objetivo investigar a perceção da importância da mediação para a resolução de conflitos consensual em disputas marítimas. O projeto é coordenado pela Universidade de Coimbra, através do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito, tendo como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria, a NOVA School of Science and Technology e o NTNU Social Research (Noruega).