Estudantes de doutoramento debatem as suas investigações

12 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

No dia 6 de junho, decorreu, no Colégio da Trindade, o Doctoral Students Network (DocS-Net) com o tema "Desafios Sociais, Incerteza e Direito". Nesta primeira edição, o programa contou com a participação de oradores e debatedores de instituições nacionais e internacionais, incluindo investigadores da Universidade de Lucerna, Universidade de La Rioja, Universidade de Salamanca e Universidade de São Paulo.

No evento, 10 estudantes de doutoramento apresentaram as suas investigações a um ou dois debatedores que ofereceram contributos à investigação em curso. A dinâmica do evento contribui, de forma prática, para o fortalecimento de competências essenciais para doutorandos, como gestão do tempo, capacidade de síntese escrita e oral, comunicação da investigação jurídica, análise crítica de trabalhos científicos, entre outras. Além disso, o DocS-Net fomenta a criação de redes de colaboração entre doutorandos que investigam áreas temáticas similares e constitui uma experiência científica a ser integrada no currículo dos participantes.

O Doctoral Students Network acontece anualmente com apoio institucional do Instituto Jurídico e organizado por uma comissão de alunos de doutoramento. Em 2023 a Comissão Organizadora foi composta pelas investigadoras doutorandas do IJ, Niedja de Andrade e Silva Forte dos Santos e Luiza Nogueira Barbosa.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

O Docs-Net 2023 criou um espaço de partilha e abertura à troca de ideias sem paralelo no universo dos programas de Doutoramento. Foi um momento de verdadeiro compartilhamento e camaradagem.” (Maria João Paixão, Universidade de Coimbra)

“Un evento que promueve la transferencia de conocimiento entre doctorandos, que favorece el espíritu crítico y que estimula a seguir aprendiendo. Salir de las cuatro paredes en que nos aislamos los doctorandos y compartir la investigación propia con otros colegas es magnífico y ayuda a aprender sobre lo proprio y lo ajeno” (Lucía Muñoz Benito, Universidade de La Rioja)

“O I Docs Net organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito de Coimbra ficará marcado pela brilhante organização, temáticas interessantíssimas e debates académicos de alto nível, entre alunos de doutoramento em direito de diversas instituições que puderam expor um pouco das suas pesquisas, melhorá-las através de contributos fornecidos no evento e conhecer o que há de mais atual em curso de investigação. Só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer parte da primeira edição deste evento que, sem dúvida, entrará no calendário permanente da comunidade jurídica portuguesa.” (Philippe Magalhães Bezerra, Universidade de Lisboa)