Ações públicas pelo clima em debate

22 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

Nos dias 17 e 18 de abril, decorreu, no Colégio da Trindade, o I Encontro Internacional - Oficina participativa: Experiências inovadoras em participação ambiental, no qual participaram investigadores do Brasil e de Portugal, e estudantes da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra.

Este evento, com foco na participação cívica, compreendeu uma partilha de experiências portuguesas e brasileiras de ações públicas pelo ambiente, incluindo as que são empreendidas por jovens em contexto formal escolar e informal, como manifestações, greves ou outras iniciativas.

No segundo dia, teve lugar uma oficina participativa ambiental, na qual participaram 30 jovens estudantes da Universidade de Aveiro, que se empenharam numa atividade com o objetivo de responder à questão: como envolver as pessoas na Co construção de uma solução justa, eficaz e eficiente para os problemas socio-ambientais identificados com os recursos disponíveis (sabendo que o único recurso limitado é a imaginação)?

O encontro foi co-organizado com a Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Conheça os vídeos produzidos no âmbito do evento, sobre o ativismo climático estudantil: Mudar o Rumo da História (Portugal) e Embaixadores Ambientais (Brasil).