Nos dias 9 e 10 de maio de 2024, terá lugar no Colégio da Trindade o evento Supporting Capacity - A experiência do acompanhamento – uma perspetiva nacional e internacional. Este evento conta com o apoio de: Sindicato do Ministério Público, ASJP Direção Regional Centro e Ordem dos Advogados - Conselho Regional de Coimbra.

Organização: Paula Távora Vítor e Geraldo Rocha Ribeiro

Este evento está associado ao projeto PID2022-139899OB-I00 “Nuevos desafíos del Derecho Biomédico en la protección jurídico-civil de las personas mayores”, financiado por MCIN/AEI/10.13039/501100011033/ y “FEDER Una manera de hacer Europa”.

Inscrição aqui.

Chamada para Comunicações

O Colóquio “Supporting Capacity. A experiência do acompanhamento – uma perspetiva nacional e internacional” que terá lugar no Colégio da Trindade (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), nos dias 9 e 10 de maio, aceita propostas de apresentações de jovens investigadores/as.

Este evento pretende servir de plataforma de reflexão acerca do sistema português relativo à capacidade das pessoas maiores (que, em 2018, foi objeto de uma reforma profunda, com a introdução do regime do acompanhamento) e a sua inserção no quadro internacional de afirmação dos direitos fundamentais das pessoas maiores.

Estarão, portanto, dentro do tema, tanto propostas de apresentação que se debrucem sobre o sistema português, como sobre outros regimes jurídicos relativos à capacidade dos maiores.

As comunicações terão lugar, em formato híbrido (presencial e/ou online), no dia 10 de maio, das 15h00 às 17h00.

Submissão

As propostas devem ser enviadas até ao dia 26 de abril de 2024, para o email paulavit@fd.uc.pt. O resultado da seleção será dado a conhecer até ao dia 30 de abril de 2024.

As propostas devem incluir título, resumo com o máximo de 300 palavras e nome do investigador/a, posição e afiliação.

9 de maio de 2024

10h00-10h30 – Sessão de abertura

10h30-11h10 - Tendências internacionais

Paulo Mota Pinto (Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra)

• Adrian D. Ward (European Law Institute) - “The development of law and practice from the past and into the future: an international perspective”
  • Masha Antokolskaia (Vrij Universiteit Amsterdam; Fl-Eur) – “Supporting And Protecting Vulnerable Adults In Europe: First Results of the Fl-Eur Project”

Coffee break

11h30-13h30 - Medidas voluntárias e informais

J. P. Remédio Marques (Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra)

• Rieneke Stelma- Roorda (Vrij Universiteit Amsterdam) - “The need for enduring and dynamic voluntary measures - the experience with the Dutch levenstestament
  • André Dias Pereira (Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra)– “Da necessidade de divulgação das Diretivas Antecipadas de Vontade, como forma de planeamento do envelhecimento
  • Marta Rosas (Universidade Católica Portuguesa – Porto) – “Negócios de planeamento patrimonial para apoio na diminuição da capacidade”.
  • Inês Robalo (Ministério Público) - “A Voz do Adulto no Regime do Maior Acompanhado”

Almoço

15h00-17h15 - Medida de acompanhamento

F.M. Pereira Coelho (Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra)