Transmissão em direto no Facebook

Consulte as CONCLUSÕES deste evento, que aspiram a proporcionar, simultaneamente, orientações de política legislativa aqui.

Passaporte ambiental do prédio

Contributo do Registo Predial Eletrónico para a transição ecológica

A crise climática e ambiental, formalmente declarada em 39 países, obriga a pensar em novos modelos jurídicos para a transição energética e ecológica. Para além de proibições e autorizações, de planificação e incentivos, de licenças de emissão e títulos verdes, o registo predial pode ser um instrumento jurídico fundamental na transformação pretendida. A consideração de aspetos ambientais e climáticos reforça o relevo dado à realidade do prédio no registo imobiliário, dando visibilidade às contribuições, positivas ou negativas de cada imóvel, para o estado do ambiente e do clima ao nível local, nacional e global. A consideração, no registo predial, das caraterísticas ecológicas dos prédios e dos efeitos climáticos e ambientais das atividades humanas neles desenvolvidas e das transformações do uso do solo, permite prevenir efeitos em cadeia e mudanças de estado irreversíveis. As novas funções ambientais e climáticas do registo predial influenciarão o comércio jurídico imobiliário através do conhecimento do valor ecológico do prédio, tornando mais transparentes as transações e mais responsáveis as políticas públicas.

Flipbook aqui

Inscrição aqui

José Manuel Aroso Linhares - Presidente do Instituto Jurídico

Filomena Rosa - Presidente do Instituto de Registos e do Notariado