Veja o Trânsito de Mercúrio no Observatório Geofísico e Astronómico da FCTUC

06 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

Na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, ocorrerá um trânsito de Mercúrio, ou seja, o planeta Mercúrio passará à frente do Sol durante cerca de cinco horas e meia. O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), no alto de Santa Clara, estará de portas abertas ao público para observar este raro fenómeno.

O trânsito terá início às 12:34, terminando às 18:05. Com os telescópios do Observatório, devidamente equipados com filtros solares, poderemos ver Mercúrio passando lentamente à frente do Sol, como se fosse a cabeça de um alfinete sobre uma bola de ténis. Porém, dado o Sol deitar-se às 17:20 a fase final do trânsito já não é observável em Coimbra.

O astrónomo Nuno Peixinho assinala que «a observação direta deste fenómeno, com os nossos telescópios, está sujeita às condições meteorológicas de dia 11, e esperemos que São Martinho colabore dando-nos um dia pouco nublado. Evidentemente que não deixaremos de seguir o evento pela internet para que possamos ver, também, o momento final em que Mercúrio sai da frente do Sol».

A 7 de novembro de 1631, Pierre Gassendi observou pela primeira vez um trânsito de Mercúrio, algo que Galileu Galilei nunca conseguiu observar. Desde então, já foram observados mais de 20, «o último dos quais a 9 de maio de 2016, também por nós observado em Coimbra. Aproveitem a oportunidade, pois só voltará a haver outro daqui a 13 anos!», nota o também investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).