Exploração sustentável dos oceanos com biorrefinarias marinhas e economia azul

O Prof. Jorge Pereira do CIEPQPF, DEQ-FCTUC em parceria com colaboradores da UNESP e da USP (Brasil) publicaram uma perspectiva sobre biorrefinarias marinhas e economia azul em uma das revista de maior impacto na área de química verde e sustentabilidade, a Green Chemistry.

07 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

O artigo fornece um panorama geral sobre a indústria da pesca e sua importância econômica e impactos ambientais. A perspectiva também aborda como os princípios de química verde podem auxiliar numa exploração mais sustentável do oceano e na implementação de uma economia azul, que seja lucrativa e consciente ao mesmo tempo. Os pesquisadores também exploram o atual “estado da arte” das biorrefinarias marinhas e as fontes e aplicações de seus subprodutos. Finalmente, a perspectiva também faz um alerta em relação a preservação de nossos ecossistemas e recursos marinhos, e como o estabelecimento de biorrefinarias em uma economia azul podem auxiliar nesse processo.

Artigo de perspectiva “From green to blue economy: Marine biorefineries for a sustainable ocean-based economy”, publicado na Green Chemistry, DOI: 10.1039/D1GC03191K, 2021.

Autores: Nathalia V. Santos, Cassamo U. Mussagy, Ariane A. Oshiro, Carlos M. N. Mendonça, Valéria C. Santos-Ebinuma, Adalberdo Pessoa Jr., Ricardo P. S. Oliveira, Jorge. F. B. Pereira.

Link: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2021/gc/d1gc03191k/unauth

Partilhe