Projetos de investigação científica

Financiamento Competitivo

Referência: PTDC/CTA-GEO/0125/2021
Título: Projeto SAMEPA - Speleothems as magnetic, environmental and paleo-fire archives
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Eric Font (IR)
Data de início e fim:
Financiamento para a UC: € 244.649
Referência: MIT-EXPL/ACC/0023/2021
Título: Projeto SpeleoMag - Analyzing environmental and climate records in Portuguese speleothems using ultra-high sensitivity magnetic microscopy
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Eric Font (IR)
Data de início e fim:
Financiamento para a UC: € 48.698
Referência: PTDC/CTA-GEO/30381/2017
Título: Perigosidade marinha induzida por deslizamentos submarinos na margem Ibérica / MArine Geo-hazards InduCed by underwater LANDslides in the SW Iberian Margin (MAGICLAND)
Resumo:
Membros da equipa, do DCT-FCTUC Prof. Mário Quinta Ferreira e Prof. Pedro Proença e Cunha
Data de início e fim: 01-01-2019 ~ 31-12-2022
Financiamento para a UC: € 239.165

Projeto SUGERE

VISÃO GERAL DO PROJETO

Razão:

Implementar cinco cursos de Mineração / Geologia com foco no Desenvolvimento Econômico Local. Os países alvo são: Cabo Verde, Angola e Moçambique. Os Parceiros da UE são as Universidades de Coimbra, Salamanca e Torino e um Centro de Investigação (CES, PT). Objetivos científicos: (i) Aumentar a compreensão dos fatores geocientíficos que afetam o meio ambiente global, a fim de melhorar as condições de vida humana; (ii) Desenvolver métodos mais eficazes para encontrar e explorar de forma sustentável os recursos naturais de minerais, energia e águas subterrâneas (ii) Aumentar a compreensão dos processos geológicos e conceitos de importância global, incluindo uma ênfase em questões socialmente relevantes, (iii) Melhorar os padrões, métodos e técnicas de realização de pesquisas geológicas. Segue as recomendações da Agenda 2063 da UA e dos ODS da ONU: (1), (4), (5), (6), (7) e (17).

Saídas:

Três cursos de Licenciatura (Geologia, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas), um de Mestrado (Geologia) e um de Doutoramento (Geologia) envolvendo a formação de pelo menos 40 professores e 250 alunos em dois anos de cursos em curso. Serão preparados materiais bibliográficos e ministrados diversos cursos online. Os cursos serão alinhados com as recomendações de Bolonha.

Impacto:

Abordar a enorme lacuna em termos de infraestrutura necessária e recursos humanos essenciais em todos os níveis para realizar plenamente os benefícios potenciais que adviriam do uso sustentável de recursos minerais e para garantir benefícios locais combatendo as causas profundas da pobreza, alavancando crescimento e desenvolvimento e busca de financiamento sustentável. Facilitar a comunicação e o intercâmbio entre cientistas, reunindo interesses complementares de modo a melhorar os padrões, métodos e técnicas para a realização de pesquisas em geociências, incluindo a transferência de conhecimento fundamental e aplicado entre os parceiros colaboradores. A parceria traz uma nova atitude em relação à exploração dos recursos naturais na África.

Projeto SURGE

Foi aprovado o projeto SURGE.CPLP ao abrigo dos Programas Estratégicos de Cooperação do Instituto Camões. É constituído por um conjunto de atividades destinadas a apoiar a implementação e harmonização de programas de ensino superior globalmente competitivos no domínio das Geociências. O projeto promove a reorganização e a criação de novos curricula e na formação de docentes e discentes, concorrendo para a melhoria das condições ambientais, para a gestão sustentável dos recursos naturais e para o desenvolvimento local nos países alvo. As instituições envolvidas são o DCT-FCTUC, tendo como Coordenador do projeto (Prof. Nelson Rodrigues), a Universidade Nacional de Timor-Leste, a Universidade do Lúrio (Moçambique) e a Universidade Katyavala Bwila (Angola) enquanto instituições parceiras beneficiárias