Prestação de Serviços

Consultoria


Os docentes e investigadores do DCT prestam serviços de consultoria por solicitação de entidades externas ou integrados em projetos ou consórcios.

O Departamento para além das competências científicas e técnicas dos docentes e investigadores, dispõe de recursos laboratoriais, equipamentos para ensaios in situ e capacidade de mobilidade para atividades de campo e realização de estudos.

São exemplo de áreas habituais de consultoria o reconhecimento geofísico aplicado à prospeção de recursos ou ao reconhecimento arqueológico, a análise geoquímica de materiais pétreos, solos e água, as condições de exploração e transformação dos recursos geológicos, a caracterização de massa de água e sua proteção, os ensaios de caracterização e comportamento de rochas e outros materiais, a conservação e valorização do património geológico e cultural, a avaliação de impactes e requalificação ambiental, a aptidão do uso do solo aplicado ao ordenamento do território, a produção de instrumentos legais e regulamentares.

São realizados trabalhos de avaliação tectono-sedimentar aplicados à potencial de exploração de hidrocarbonetos e gás em contexto de on-shore e off-shore

O DCT tem respondido a solicitações provindas, entre outros, de Empresas Nacionais e Estrangeiras, Órgãos de Soberania, Organismos da Administração Central e Regional, Municípios e Empresas Municipais, Tribunais, Museus, Particulares.

Área Laboratorial


  • Planeamento de campanhas de Prospeção Geofísica;

  • Recolha, processamento e interpretação de dados geofísicos;

  • Determinações taxonómicas e informação biostratigráfica de alta resolução;

  • Ensaios de laboratório a solos, rochas e agregados;

  • Análises químicas de elementos vestigiais em diferentes materiais (solos, águas, rochas, material biológico, minérios);

  • Análises mineralométricas de concentrados de bateia;

  • Levantamentos e amostragem de campo para a caraterização de contaminações;

  • Avaliação das concentrações de gás radão no ar de edifícios (conforme Decreto Lei n.º 118/2013 e Portaria n.º 353-A/2013);

  • Avaliação do potencial de exposição ao gás radão e à radiação externa em terrenos a urbanizar ou em depósitos de resíduos;

  • Avaliação do potencial de emanação de gás radão em materiais de construção naturais ou artificiais;

  • Análises radiológicas em águas termais ou de consumo de acordo com o disposto no despacho nº 4859/2015.

Formação Temática


O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolve diferentes cursos de formação temática.

Podem corresponder a cursos longos de especialização, certificados, ministrados em Portugal ou no estrangeiro, em parceria, ou não com outras instituições. É exemplo desta formação o Curso de Especialização em Georrecursos Regionais, realizado em Díli no ano letivos 2016/2017, com o apoio do Instituto do Petróleo e Geologia de Timor Leste.

Cursos de formação temática, curtos, são anualmente programados, respondendo à visão estratégica do DCT e ao interesse manifestado por diferentes públicos, podendo ser organizados, ou não, em parceria com entidades externas. São exemplos recentes desta formação os cursos de "Projecto e supervisão de captações de água subterrânea" e "Metodologia integrada para prospeção, avaliação de reservas e planeamento da exploração: aplicação a recursos minerais não metálicos”, realizados em parceria com APG em novembro de 2016, o curso "Curso Avançado de Interpretação Sísmica" realizado pelo Centro de Geociências, em novembro de 2016, ou o curso de Explosivos "Seminário sobre Explosivos e Operações de Desmonte" em parceria a AP3E em dezembro de 2016.

São regularmente organizadas atividades de formação no formato de field-trip sobre o contexto sedimentar associado à prospecção de hidrocarbonetos.

Cursos de formação dirigidos a professores do Ensino Básico e Secundário, frequentemente em parceria com a Associação Portuguesa dos Professores de Biologia e Geologia, são realizados com alguma periodicidade. Constitui exemplo o realizado em 11 de março de 2017, com título “Património Geológico e Geoturismo”.