Investigadora da FCTUC integra direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia

24 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

José Afonso, Koraljka Muzic e Sonia Antón

© DR

A investigadora Sonia Antón, do Centro de Física do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integra a nova direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia SPA).

Constituída por José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, enquanto presidente, e por Koraljka Muzic, do Centro de Astrofísica e Gravitação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Sónia Antón, da FCTUC, enquanto vogais, a nova direção quer contribuir para uma maior visibilidade da Astrofísica em Portugal.

Assim, pretende promover e apoiar iniciativas que visem o crescimento robusto da comunidade nacional, bem como dar a conhecer os sucessos alcançados pela mesma.

A presente direção pretende ainda apoiar todos os esforços para estabilizar e fortalecer a comunidade de astrofísicos em Portugal, assim como promover e fortalecer a participação nas infraestruturas científicas relacionadas com esta área.

Nas últimas décadas, o investimento nacional no Observatório Europeu do Sul (ESO), na Agência Espacial Europeia (ESA), e mais recentemente no gigante radiotelescópioS KAO (em construção), em que Portugal é país fundador, além de outras infraestruturas, tem tido um enorme impacto no desenvolvimento da área no país.