FCTUC acolhe terceira edição do Curso de Verão de Biotecnologia de Plantas

12 junho, 2024≈ 5 mins de leitura

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, entre 8 e 11 de julho, mais um Curso de Verão de Biotecnologia de Plantas, organizado pelo CiB - Centro de Informação de Biotecnologia. As inscrições estão abertas.

O Curso de Verão de Biotecnologia de Plantas, que terá lugar no Auditório do Departamento de Ciências da Vida, tem como objetivo divulgar a biotecnologia, as suas diferentes técnicas e aplicações.Esta terceira edição é inteiramente dedicada às florestas.Essenciais em muitas actividades humanas, as florestas são importantes sumidouros de carbono e estão sujeitas a cada vez mais pragas e doenças que têm que ser combatidas. Por isso, o papel das técnicas de biotecnologia, entre as quais as Novas Técnicas Genómicas, assume cada vez maior importância.

Este curso tem como público-alvo estudantes, técnicos, professores, agricultores, entidades oficiais ligadas à agricultura e ambiente, entre outros.

Mais informações e inscrições aqui.

8 julho

09h00 – Abertura – A biotecnologia florestal (Jorge Canhoto, CFE-UC e CiB)

09h20 – Embriogénese somática em pinheiros: da propagação em massa à resposta ao stresse e adaptação (Paloma Moncaleán, Neiker, Technalia, Espanha)

10h00 – Coffee break

10h30 – Propagação de amieiros selecionados de bosques ripícolas espanhóis tolerantes à Phytophthora (Daniela Cordeiro, Dep. of Life Sciences, Faculty of Science, Univ. of Alcalá, Alcalá de Henares, Madrid, Espanha)

11h15 – Desenvolvimento e cultura de eucalipto melhorado para tolerância biótica e abiótica (Luis Fontes, Altri Florestal S.A)

14h00 – 17h00 Lab – Clonagem de plantas in vitro (Elsa Baltazar, Tércia Lopes, Mariana Correia, CFE DCV-UC)

9 julho

09h30 – Análise transcriptómica e por metabolómica dirigida do desenvolvimento da cortiça de boa e reduzida qualidade (Rita Teixeira, BioISI, Dep. Biologia Vegetal, UL)

10h15 – Coffee break

10h45 – Estratégias para aumentar a resiliência do castanheiro às alterações climáticas (Fernanda Fidalgo, GreenUPorto, Departamento de Biologia, UP)

11h30 – Proteómica aplicada a espécies lenhosas: da investigação ao melhoramento (Sandra Correia, InnovPlantProtect)

14h00 – 17h00 Lab – Transformação e edição genética (Mariana Neves, Ricardo Ferraz, Ana Carolina Pedrosa CFE DCV-UC)

10 julho

09h15 – Projeto PineWALL – o papel da estrutura e composição da parede celular das plantas e do metabolismo defensivo das plantas no melhoramento de culturas e na biotecnologia (Ricardo Costa, Unidade de I&D em Físico-Química Moleculalr (QFM), UC)

09h45 – Biotecnologia e sustentabilidade: Transformar resíduos florestais em biomateriais (João Martins, CFE Dep. Química-UC)

10h15 – Coffee break

10h45 – Interações biológicas na doença-da-murchidão-do-pinheiro: biomarcadores de patogenicidade e resistência (Luis Bidarra, CFE-UC)

11h30 – Florestas.pt para conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa (Cristina Marques, RAIZ, Instituto de Investigação da Floresta e Papel )

14h00 – 17h00 Lab – Biomateriais (João Martins, CFE Dep. Química-UC)

11 julho

08h00 – 16h00 – Visita à Medronhalva, empresa que cultiva medronheiro e produz medronho, São Pedro de Alva.

Almoço incluído.