Eva Domingues distinguida com o “Water 2023 Best PhD Thesis Award”

SM
Sara Machado
14 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

Eva Domingues, investigadora do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES)/ Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguida com o “Water 2023 Best PhD Thesis Award”, atribuído pela revista científica Water

Este prémio vem distinguir o trabalho de doutoramento da investigadora da FCTUC, que se centrou no tratamento de efluentes agroindustriais. A abordagem de tratamento destas águas residuais baseou-se em processos avançados de oxidação combinados com outros processos químicos e biológicos, nomeadamente a biofiltração com C. fluminea. A possibilidade de recuperação de metais também foi avaliada.

«O trabalho permitiu o desenvolvimento de uma tecnologia de tratamento integrada baseada no processo de Fenton, para a degradação dos poluentes das águas residuais. Nesse sentido, foram desenvolvidos novos catalisadores sólidos e também materiais de baixo custo para potencializar a ação de Fenton sem a necessidade de ferro dissolvido, reduzindo a quantidade de lamas de ferro produzida no final do processo», conta a premiada.

«Foi também avaliada a integração do processo de Fenton seguido de um sistema de permuta iónica para remoção de ferro da solução e sua recuperação assim como a combinação do processo de Fenton com a biofiltração (usando o molusco invasor C. fluminea) para remover o ferro do efluente tratado», detalha.

Com base nos resultados do trabalho de doutoramento, Eva Domingues esteve envolvida na conceção e montagem de uma unidade piloto de tratamento de águas residuais que foi instalada numa empresa de extração de óleos para validação da tecnologia.

«Agradeço à revista Water pelo reconhecimento do meu trabalho. É gratificante saber que o meu compromisso e dedicação tiveram um impacto positivo e este prémio motiva-me a continuar a tentar encontrar soluções que nos ajudem a diminuir o impacto ambiental. Deixo também uma palavra de agradecimento à FCT que financiou os meus estudos de doutoramento, ao meu orientador professor Rui Martins e a todos os colegas que colaboraram comigo e que contribuíram para o desenvolvimento do meu trabalho», conclui.

Partilhe