Participação do DF na 6ª edição da CASSINI Hackaton

13 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Quatro estudantes do novo mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias (MEMGP), a funcionar nos departamentos de Física, Matemática e Ciências da Terra, venceram a fase nacional da 6.ª edição da CASSINI Hackathon e apuraram-se para a final. Foram eles a Sarah Cader, a Mariia Utkina, o Jakub Morawski, e o Victor Lopez (ao centro, na foto).

A CASSINI Hackathon teve lugar em 10 países europeus (Croácia, Estónia, Alemanha, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Ucrânia), em formato híbrido, durante o fim de semana de 3 a 5 de novembro. Em Portugal, foi a cidade do Porto a receber o evento. Três equipas portuguesas, das quais se destacou a dos estudantes do MEMGP, partilharam um prémio de três mil euros.

Trata-se de uma competição de projetos (ideias de negócio, protótipos de software, etc.) utilizando tecnologia espacial. A equipa do DF escolheu um desafio intitulado EscapeWar.net, um projeto centrado em avaliar o nível de perigo numa zona em guerra, com base na deteção remota (imagens Sentinel-2), na aprendizagem automática e na informação fornecida pelos utilizadores. O tratamento dessa informação permite gerar sinais de alerta que são enviados às populações locais, sugerindo-lhes as alternativas mais seguras de fuga (https://taikai.network/cassinihackathons/hackathons/intdev-humaid/projects/clodhe46g021zxk01fjzlr0al/idea)

A equipa de estudantes do DF participou ainda na final internacional que teve lugar no dia 9 de novembro. Não tendo sido uma das três equipas escolhidas, os nossos estudantes tiveram um ótimo desempenho e estão de parabéns!