Novo diretor do Observatório Geofísico e Astronómico

03 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

Tomou posse, a 29 de abril, o novo diretor do Observatório Geofísico e Astronómico (OGA) da Universidade de Coimbra, Ricardo Gafeira. A direção do OGA conta ainda com três subdiretores, nomeadamente Nuno Peixinho, Pedro Casaleiro e Teresa Barata. O Observatório Geofísico e Astronómico foi criado em 2013, com a fusão do Observatório Astronómico e o Instituto Geofísico, e é uma subunidade orgânica da FCTUC. A sua missão geral é o estudo do Universo, através da aquisição, preservação, processamento, interpretação e disseminação de informação a todas as escalas sobre o conhecimento e a exploração do sistema solar, principalmente nas suas componentes geofísica e astronómica. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) estão nele sediados. Ricardo Gafeira, Nuno Peixinho e Pedro Casaleiro são investigadores afetos ao DF, estando Teresa Barata afeta ao DCT.