Investigadores do Centro de Física da Universidade de Coimbra estudam a natureza da matéria escura

Um projeto internacional liderado pelo Centro de Física da Universidade de Coimbra investiga a natureza da matéria escura recorrendo ao estudo de estrelas compactas e da física das ondas gravitacionais.

29 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O projeto "An imprint of dark matter on neutron stars and their mergers" visa investigar a natureza da matéria escura pelo seu impacto nas propriedades das estrelas de neutrões e na fusão de estrelas de neutrões binárias. A matéria escura não emite luz e é, portanto, invisível aos nossos telescópios. Em alternativa, pode ser estudada através da sua interação gravitacional com a matéria visível. Estima-se que este tipo de matéria constitui aproximadamente 85% da matéria total do Universo, representando cerca de cinco vezes mais do que toda a matéria comum. Apesar de muitas décadas de estudo sobre o impacto da matéria escura no processo de formação de galáxias e em estruturas de grande escala, a sua natureza permanece desconhecida. Neste contexto, as estrelas compactas são os laboratórios perfeitos para estudar a matéria escura, uma vez que esta pode acumular-se no seu interior, modificando as propriedades que podem ser observadas. Através da análise de dados observacionais e da realização de simulações numéricas, um grupo internacional de cientistas, liderado pela Dra. Violetta Sagun, investigadora do CFisUC, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tenta encontrar respostas para o problema da matéria escura.

A equipa de investigadores inclui cientistas do CFisUC; do Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico (CENTRA), da Universidade de Lisboa; do Instituto de Física e Astronomia da Universidade de Potsdam (Alemanha); do Instituto Max Planck para a Física Gravitacional (Instituto Albert Einstein) (Alemanha) e da Incubadora de Excelência Científica-Centro de Simulações de Fluidos Superdensos, da Universidade de Wroclaw (Polónia).

Credit:  ESO/L. Calçada/M. Kornmesser
Credit: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser