Investigadores do DEQ com trabalho em destaque na capa da revista Xenobiotics

O Prof. Paulo Ferreira e o estudante de doutoramento Jorge Pedrosa, do CIEPQPF / DEQ-FCTUC, em parceria com investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, da NOVA Medical School e da NOVA School of Science and Technology, são co-autores do artigo intitulado Genotoxicity of three micro/nanocelluloses with different physicochemical characteristics in MG-63 and V79 cells, que foi capa da revista Journal of Xenobiotics, no seu número 2, volume 12, de junho de 2022.

06 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

Este artigo reporta um estudo sobre o potencial cito/genotóxico de distintas micro/nanoceluloses em diversos tipos de células.

As características únicas das micro/nanoceluloses têm vindo a impulsionar a sua utilização numa grande variedade de aplicações industriais e biomédicas. Com a diminuição esperada do seu custo de produção, é provável que se observe uma adoção cada vez mais rápida destes materiais nos próximos anos.

Neste contexto, pretendeu-se com o estudo publicado esclarecer o impacto da exposição humana a este tipo de nanomateriais. Para isso, três tipos de materiais celulósicos foram obtidos a partir de pasta de eucalipto branqueada (celulose microfibrilada, nanofibrilada e nanocristalina). O seu potencial cito/genotóxico foi avaliado in vitro em duas linhas de células de mamíferos (osteoblastos humanos MG-63 e fibroblastos pulmonares V79). A partir dos resultados, concluiu-se que, nas condições testadas, todas as amostras apresentam citotoxicidade e genotoxicidade, embora em diferentes níveis de concentração, que podem estar relacionados com as suas diferenças físico-químicas, com a disponibilidade para a absorção de células, e com as diferenças na resposta de danos ao ADN do modelo celular.

“Genotoxicity of Three Micro/Nanocelluloses with Different Physicochemical Characteristics in MG-63 and V79 Cells”, J. Xenobiot., 12(2), 91-108.

DOI: 10.3390/jox12020009.

Autores: Célia Ventura, Catarina Marques, João Cadete, Madalena Vilar, Jorge F. S. Pedrosa, Fátima Pinto, Susete Nogueira Fernandes, Rafaela Raupp da Rosa, Maria Helena Godinho, Paulo J.T. Ferreira, Henriqueta Louro, and Maria João Silva

Link para o artigo