Investigadores do DEQ com trabalho em destaque na capa da revista Xenobiotics

O Prof. Paulo Ferreira e o estudante de doutoramento Jorge Pedrosa, do CIEPQPF / DEQ-FCTUC, em parceria com investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, da NOVA Medical School e da NOVA School of Science and Technology, são co-autores do artigo intitulado Genotoxicity of three micro/nanocelluloses with different physicochemical characteristics in MG-63 and V79 cells, que foi capa da revista Journal of Xenobiotics, no seu número 2, volume 12, de junho de 2022.

06 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

Este artigo reporta um estudo sobre o potencial cito/genotóxico de distintas micro/nanoceluloses em diversos tipos de células.

As características únicas das micro/nanoceluloses têm vindo a impulsionar a sua utilização numa grande variedade de aplicações industriais e biomédicas. Com a diminuição esperada do seu custo de produção, é provável que se observe uma adoção cada vez mais rápida destes materiais nos próximos anos.

Neste contexto, pretendeu-se com o estudo publicado esclarecer o impacto da exposição humana a este tipo de nanomateriais. Para isso, três tipos de materiais celulósicos foram obtidos a partir de pasta de eucalipto branqueada (celulose microfibrilada, nanofibrilada e nanocristalina). O seu potencial cito/genotóxico foi avaliado in vitro em duas linhas de células de mamíferos (osteoblastos humanos MG-63 e fibroblastos pulmonares V79). A partir dos resultados, concluiu-se que, nas condições testadas, todas as amostras apresentam citotoxicidade e genotoxicidade, embora em diferentes níveis de concentração, que podem estar relacionados com as suas diferenças físico-químicas, com a disponibilidade para a absorção de células, e com as diferenças na resposta de danos ao ADN do modelo celular.

“Genotoxicity of Three Micro/Nanocelluloses with Different Physicochemical Characteristics in MG-63 and V79 Cells”, J. Xenobiot., 12(2), 91-108.

DOI: 10.3390/jox12020009.