Doutor Jorge Paiva vai doar ao Departamento de Ciências da Vida a sua colecção de diapositivos

10 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

Com mais de 30.000 diapositivos, a coleção iniciada na década de 1960, e que se prolonga até ao século XXI e ao aparecimento das máquinas fotográficas digitais, é o resultado das múltiplas excursões e missões que o Prof. Doutor Jorge Paiva realizou ao longo da sua vida académica.

Todos os diapositivos estão devidamente datados e identificados, com o nome dos locais, de instituições, de pessoas, de plantas e de ecossistemas de todos os continentes. Destaca-se o núcleo relativo às plantas e aos ecossistemas porque permitem a realização de estudos de biodiversidade e ecologia. Podem também citar-se as fotografias do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra coberto de neve em fevereiro de 1983, as fotografias históricas do Real Jardim de Kew (Londres) da década de 1970 ou a coleção dos mais de 100 jardins e parques de de Londres.

Para o DCV a entrega desta colecção significa a possibilidade de salvaguarda e disponibilização de um conjunto significativo de dados históricos relativos a todas as zonas do globo e a responsabilidade de dar a conhecer e estudar o legado de um dos mais conhecidos e reconhecidos professores da Botânica da Universidade de Coimbra, a nível nacional e internacional.

A sessão simbólica de entrega deste material ao DCV, na pessoa do seu diretor (Prof. Miguel Pardal), está agendada para o próximo dia 19, pelas 16h, no 2º piso do Colégio de S. Bento.