Concurso de Fotografia Etnográfica capaz de capturar tensões e desafios ambientais

29 março, 2022≈ 2 mins de leitura

Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica “UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade” com candidaturas abertas até ao dia 15 de abril de 2022. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Tecnociência, Sociedade, e Ambiente" do CIAS—Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com o CEIS20—Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC, o Departamento de Ciências da Vida da UC, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, a Rede de Pesquisa Internacional Sci-Tech Asia; e a Casa das Artes Bissaya Barreto.

Aceitam-se submissões de fotografias etnográficas capazes de capturar tensões e desafios ambientais enfrentados pelas cidades no século XXI. As fotografias submetidas devem se focar em temas de ação e ativismo ambiental na cidade e devem ser acompanhadas por uma pequena peça refletiva com menos de 200 palavras discutindo o que está a ser ilustrado ou talvez escondido nas imagens. Procuram-se ensaios fotográficos que documentem visões contemporâneas de transformação espacial urbana, no contexto de formas emergentes de ação e ativismo ambiental. Os ensaios fotográficos podem se focar em tópicos tão diferentes como greves climáticas e outras formas de protesto climático, novos modelos de planeamento urbano e arquitetura que reivindicam uma cultura de construção descarbonizada, ou mesmo movimentos de base de ocupação e esverdeamento de espaços urbanos.

O concurso é aberto a todos.