Estudantes do DCT participam em cruzeiro oceanográfico no Mar do Norte

11 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Henrique Cavadas e Mariana Teixeira, estudantes da licenciatura em Geologia, participaram num cruzeiro oceanográfico no Mar do Norte para aquisição de dados batimétricos, sísmicos e litoestratigráficos.

O cruzeiro decorreu entre os dias 1 e 12 de Setembro de 2023 no âmbito do projecto NORSEAT - Storegga and beyond – North Sea tsunami deposits offshore Shetland Islands.

gsb.naturalsciences.be

A campanha, co-chefiada pelo Professor Pedro Costa, decorreu a bordo do navio oceanográfico RV Belgica e envolveu 17 cientistas de 7 países.

Henrique Cavadas e Mariana Teixeira participaram na realização de 31 sondagens geológicas em zonas de transição entre mar aberto e fjords nas ilhas Shetland.

No total mais de 190 metros de sedimentos foram recolhidos e serão agora analisados para determinar assinaturas geológicas de tsunamis e estabelecer, com rigor, as variações do nível do mar nesta região desde o Dryas recente. Simultaneamente, 4TB de dados geofísicos (Multibeam e Topas) foram adquiridos com o intuito de preparar a próxima campanha oceanográfica que decorrerá no final da Primavera de 2024.