Estudante de mestrado e docente do DCT participam em campanha oceanográfica nas Ilhas Shetland (Escócia)

09 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

O estudante do mestrado em Engenharia Geológica e Minas do DCT João Caetano participou na campanha do projecto NORSEAT: Storegga and beyond - North Sea tsunami deposits offshore Shetland Islands.
O projecto, liderado pelo Professor Marc De Batist, é financiado pela Belgium Science Policy Office (BELSPO) e envolve as universidades de Ghent, Dundee, Heidelberg e Coimbra.
A investigação em curso foca-se em assinaturas sedimentares de eventos extremos e na determinação da evolução do nível do mar naquela zona (app. 60°N), durante o Holocénico.

João Caetano desenvolveu tarefas na aquisição de dados geofísicos (Multibeam, Sísmica e Sparker) em três fjordes das ilhas Shetland.
A campanha decorreu a bordo do navio oceanográfico RV Belgica II entre os dias 30 de Novembro e 9 de Dezembro de 2022.
Pedro Costa foi cientista-chefe da missão da equipa internacional de 12 cientistas que desenvolveu trabalho na plataforma proximal deste arquipélago escocês.
O projecto NORSEAT decorrerá com campanhas oceanográficas anuais até Dezembro de 2025.

Mais informações em: