Exposição no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) - trabalhos dos estudantes do Atelier de Projecto II A

22 março, 2024≈ 3 mins de leitura

imagem

Até meados de Abril, está em exposição no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) o trabalho de projecto dos estudantes do Atelier de Projecto A.

A apresentação deste trabalho pelos alunos ocorreu numa sessão no dia 8 de Março com a presença da presidência da Câmara Municipal de Seia (CMS), Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), Estradas de Portugal (IEP), Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), entre outras instituições públicas, dando origem a uma discussão muito produtiva entre todos.

O trabalho apresentado é o resultado do desafio colocado ao grupo de alunos deste Atelier de Projecto de repensar o modelo de uso e de ocupação do alto da Serra da Estrela.

Numa primeira fase, os alunos organizados em grupo desenvolveram um plano geral de ordenamento do território de intervenção, considerando duas condicionantes: a restrição do acesso automóvel individual à Torre, medida essencial para se alcançar qualquer transformação no planalto superior da Serra da Estrela; a localização em Piornos e em Lagoa Comprida dos equipamentos de apoio à chegada e à estadia temporária dos visitantes, servindo estes lugares de rótula para o transporte colectivo de mobilidade pendular movido a energia renovável.

Numa segunda fase, os alunos, individualmente, desenvolveram o projecto de intervenção num dos locais previstos (Torre, Piornos e Lagoa Comprida), das escalas mais gerais às escalas do detalhe construtivo, tendo em consideração duas condicionantes: a necessidade de espaços qualificados para a visita pública e para a investigação científica em torno do Parque Natural da Serra da Estrela; o ordenamento e renovação dos espaços exteriores dos lugares de intervenção, tendo o tema da renaturalização como desígnio maior e de longo prazo.

Agradecemos ao CISE todo o apoio logístico e ao José Conde o apoio científico na elaboração e desenvolvimento do trabalho de investigação ao longo destes dois anos lectivos