Exposição dos trabalhos de Atelier de Projeto I.D - 2018/2019

No dia 9 de julho, pelas 21h30, no Liquidâmbar, terá início a exposição dos trabalhos de Atelier de Projeto ID subordinados ao tema "Construir cidade com a re(h)abilitação de edificios abandonados. O caso do edificio da antiga fábrica POCERAM".

02 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

Cartaz

Trata-se de uma exposição que cumpre um objetivo pedagógico do Atelier de Projeto I.D, ao proporcionar um a discussão pública das estratégias e projetos elaborados pel@s estudantes, bem como da leitura crítica do(s) problema(s) que se propuseram resolver e serviram de base às suas propostas. Como coordenador do Atelier de Projeto I.D, gostava de contar com a Vossa presença na inauguração da exposição, para que a discussão das ideias e visões d@s estudante para Coimbra possa enriquecer ao máximo a sua aprendizagem .


O âmbito temático do exercício onde os trabalhos foram desenvolvidos é a dimensão urbana da reabilitação, entendida como uma política pública para o desenvolvimento urbano, ou seja, como uma política que visa o controlo de fragilidades e desequilíbrios que afetam negativamente o desenvolvimento das cidades para reforçar a coesão urbana. Não se limita, por isso, (apenas) à reabilitação de edifícios dos centros históricos.


Embora sejam trabalhos elaborados em contexto académico, as propostas assentam em bases reais e foram elaboradas com o entendimento da Arquitetura enquanto serviço público. Ora num momento em que as políticas urbanas se centram (finalmente) na problemática da reabilitação (que se diz) urbana, com instrumentos jurídicos e financeiros específicos, os trabalhos que estarão em expos ição indagam o papel que a Arquitetura pode desempenhar no questionamento das práticas habituais de reabilitação urbana, bem como na criação de soluções inovadoras para fazer face a problemas das cidades que não se manifestam (apenas) nos centros históricos, mas cujo controlo é fundamental para reforç ar  a coesão urbana.  


Como disse Nuno Portas, “...toda esta obsessão pelos centros históricos é um alibi para não se perceber o que está à volta...” . Pensando também deste modo, os trabalhos desenvolvidos pel@s estudantes de Atelier de Projeto I.D fazem este questionamento com soluções inovadoras, tendo por base uma leitura integrada de desafios que se colocam atualmente a Coimbra: reabilitação urbana, requalificação da(s) periferia(s), criação de emprego, coesão social e afirmação Coimbra como cidade do conhecimento e transferência de saber.


Partilhe