Entre 16 e 20 de julho de 2023 terá lugar, no Pólo II da Universidade de Coimbra, o XI CNG – Congresso Nacional de Geologia. Este evento marcante para a comunidade geológica portuguesa, é organizado pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP) e pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra (DCT-UC), contando com o apoio do CITEUC e com a participação ativa de muitos dos seus membros e colaboradores, através de comunicações orais e posters, na organização de workshops, cursos de formação e excursões de campo, entre outras atividades.

De acordo com a organização (https://xicng.net/), este evento ambiciona reunir a comunidade geocientífica nacional, promovendo a apresentação de trabalhos nas mais diversas áreas das geociências. Deseja-se, também, que seja um ponto de criação de sinergias e reforço de colaborações entre os diferentes protagonistas e instituições nacionais que conduzem a produção, divulgação e aplicação de conhecimento na área das geociências. Procurar-se-á destacar o papel das Geociências na concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável segundo as Nações Unidas, contribuindo assim para a resolução de oito Desafios Globais:

• Minerais e inovação tecnológica;
  • Materiais e economia circular;
  • Riscos naturais e alterações climáticas;
  • Acesso e qualidade da água;
  • Descarbonização e fontes de energia;
  • Saúde e qualificação ambiental;
  • Segurança e sustentabilidade urbana;
  • Geodiversidade e geoconservação.

Os trabalhos constantes do livro de resumos serão objeto de prévio escrutínio científico pela Comissão Científica do Congresso. Está confirmada a publicação de um volume especial da revista Comunicações Geológicas (Scopus). Todos os trabalhos apresentados no XI CNG podem ser publicados sob a forma de short-papers (4-5 páginas) neste volume da revista. A submissão de artigos para o volume especial dedicado ao XI CNG pode ser feita imediatamente após a aceitação do trabalho no congresso.