Recursos didáticos

Neste website oferecemos uma variedade de recursos didáticos-pedagógicos para enriquecer a compreensão e o ensino sobre este marco histórico em Portugal. Esses materiais fornecem ferramentas essenciais para explorar, analisar e debater o significado e o impacto deste evento na história contemporânea portuguesa.

Dossier Pedagógico

Puzzle Montável

Oficina Era uma vez... em abrril

Este workshop pretende levar os alunos a construir uma pequena narrativa interativa a partir de factos reais e da observação das peças patentes na exposição “50XABRIL”. Pretende-se que os alunos sejam capazes de integrar os conhecimentos que têm sobre o período revolucionário português e consigam imaginar momentos que, “se não aconteceram… podiam ter acontecido…”.

Oficina de Escrita Censurada

No seguimento da Exposição 50 x Abril realizou-se, no dia 31 de maio, a Oficina de Escrita Censurada. Esta contou com a participação de alunos de 10.º ano de Português do Agrupamento de Escolas de Cister. Aos participantes foram dados previamente três temas e um conjunto de palavras associadas a esses temas que não podiam ser usadas. Com base nesta imposição arbitrária, cada participante teve de escrever um texto sobre o tema que lhe foi atribuído respeitando a interdição.