Universidade de Coimbra lança unidades curriculares de 1º e 2º ciclo de Empreendedorismo transversais a todos os cursos das oito faculdades

18 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) dá um passo significativo na inovação do seu currículo ao anunciar a criação de duas novas unidades curriculares (u.c.’s) de Empreendedorismo, que estarão disponíveis para todos os cursos de 1.º e 2.º ciclo das oito faculdades. Esta iniciativa da Reitoria visa integrar o empreendedorismo e a inovação no percurso académico de todos/as os/as estudantes, colmatando a falta de uma oferta transversal e multidisciplinar, e promovendo uma formação mais completa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho e da sociedade.

As novas unidades curriculares, "Empreendedorismo: desenvolver ideias de negócio inovadoras", para os alunos do 1.º ciclo, e "Empreendedorismo: transformar ideias em negócios", para os do 2.º ciclo, serão oferecidas num formato B-Learning. O modelo combina aulas presenciais, com uma componente online assíncrona, proporcionando um acesso flexível ao ambiente digital de aprendizagem, onde os/as estudantes se apropriam dos conteúdos teóricos e realizam atividades.

As unidades curriculares podem ser integradas em qualquer ciclo de estudos em que a estrutura curricular permita a escolha de uma u.c. transversal de uma qualquer área científica. As u.c.’s também podem ser frequentadas como formação adicional ou como u.c.’s isoladas.

As unidades curriculares foram desenhadas por uma equipa alargada de docentes da UC, com base no curso online: “Enterpreneurship: Tuning ideias into Business”, desenvolvido, no âmbito do Projeto Europeu HIVE, sob a coordenação da UC, em parceria com nove universidades europeias. O curso visa capacitar para o empreendedorismo não apenas estudantes, mas também docentes e pessoal técnico. Cerca de 2.200 participantes das dez universidades parceiras estiveram envolvidos nas várias edições do curso, realizadas entre outubro de 2023 a junho de 2024. Foram 1.064 os/as participantes que concluíram o curso com sucesso.

Com estas unidades curriculares, todos os alunos da UC, independentemente do seu curso, têm a possibilidade de explorar e aprofundar os seus conhecimentos em empreendedorismo e inovação. "Queremos que os alunos de áreas que ainda não incluem estes temas nos seus planos curriculares possam agora explorar e aprender como criar negócios inovadores. Para os cursos que já incluem estas temáticas, oferecemos uma oportunidade de aprofundar conhecimentos numa abordagem prática, em equipas multidisciplinares (alunos de diferentes áreas científicas). O nosso objetivo é apresentar aos alunos a possibilidade de empreenderem como carreira alternativa ou aplicarem esses conhecimentos no contexto empresarial, destacando a importância da inovação e do (intra)empreendedorismo", explica o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O lançamento destas u.c’s acontece já no ano letivo de 2024/2025, numa versão piloto, permitindo que todos/as os/as estudantes do 1.º ou do 2.º ciclo se inscrevam. Trata-se de uma oportunidade para os/as estudantes da UC que desejem aprofundar competências em empreendedorismo e inovação, áreas fundamentais no contexto atual. Com esta medida, a Universidade de Coimbra reforça o seu compromisso em proporcionar uma formação abrangente e adaptada às exigências do mercado e da sociedade, promovendo uma cultura empreendedora em toda a comunidade académica.