Universidade de Coimbra lança plataforma inclusiva de bioeconomia circular

Além das ferramentas já disponíveis ao público, estão a ser criados tutoriais online, resumos práticos, planos de negócios, diretrizes políticas e de investigação, assim como outputs dos workshops de capacitação, através de fichas técnicas e conteúdo audiovisual.

17 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou o BioRural Toolkit, uma plataforma inclusiva online ligada à bioeconomia circular, criada no âmbito do projeto europeu BioRural.

«Dedicado à nossa missão de ligar os pontos para desbloquear o potencial das áreas rurais europeias em direção à Bioeconomia circular, o nosso Toolkit online é projetado para seguir uma abordagem de design centrada no utilizador e, com acesso aberto, pretende servir como uma ferramenta web única destinada a todas as questões relacionadas com a bioeconomia», começa por explicar João Roberto, investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).

O BioRural Toolkit, prossegue, «oferece, entre outras coisas, a oportunidade de descobrir a Rede Europeia de Bioeconomia Rural através de um mapa interativo dos membros identificados da rede, informações sobre o estado atual da bioeconomia rural a nível nacional, resultados de investigação selecionados, soluções comerciais de base biológica e oportunidades de financiamento, bem como as principais características das histórias de sucesso identificadas no âmbito do projeto».

De acordo com o investigador, além das ferramentas já disponíveis ao público, estão a ser criados tutoriais online, resumos práticos, planos de negócios, diretrizes políticas e de investigação, assim como outputs dos workshops de capacitação, através de fichas técnicas e conteúdo audiovisual.

Reconhecendo a necessidade de pensar localmente e agir globalmente, os parceiros do BioRural dinamizaram mais de quatro dezenas de workshops em áreas rurais selecionadas de 14 países europeus, sempre com o objetivo de impulsionar a adoção de soluções inovadoras de base biológica em agricultura e floresta, aquacultura, e atividades transformadoras de biomassa. Os outputs destas sessões podem ser, agora, consultados na plataforma online.

«Nestes workshops, realizados com sucesso e enumeras participações, especialistas de cada campo partilharam experiências, opiniões e lições aprendidas, abrangendo diversos temas de Bioeconomia como Agricultura e Alimentação, Bio produtos/Biomateriais, Bioenergia, Florestas e Pescas e Aquacultura», conclui.

Está ainda a decorrer, também neste âmbito, o concurso internacional de ideias até 28 de julho. Para mais informações consultar o site do projeto.

Partilhe