Inovar com a Investigação-ação
17 outubro, 2014≈ 2 mins de leitura
Título: Inovar com a Investigação-ação
Autor: Ana Paula Cardoso
Sinopse: Esta obra aborda as atuais exigências inovadoras em educação e o interesse crescente da investigação-ação, enquanto metodologia capaz de apoiar os professores na investigação dos problemas que emergem das próprias práticas quotidianas, para as quais é necessário encontrar soluções, que permitam a melhoria pedagógica.
Para isso, procura caraterizar a inovação pedagógica e relacioná-la com a investigação-ação, para depois dar conta da natureza, objetivos e exigências desta metodologia, caraterizada pelo triplo objetivo: produção de conhecimentos, modificação da realidade/inovação e formação dos participantes.
A revisão teórica efetuada permite deduzir uma crescente evidência dos benefícios da investigação-ação na formação dos professores, sendo identificados alguns dos efeitos mais relevantes. Como síntese, são extraídas as principais implicações de ordem prática no domínio, tendo em vista o incentivo à utilização desta metodologia e o desenvolvimento profissional dos professores.
Artigos relacionados
Artigos recentes
Guia do CES-UC promove a integração de género no Ensino Superior
Estudo liderado pela UC descobre mecanismos de alteração da perceção visual originados por psicadélicos
Universidade de Coimbra lança unidades curriculares para 1.º e 2.º ciclo de Empreendedorismo transversais a todos os cursos das oito faculdades
TAGV assinala o Dia dos Avós com programa especial