Comissão de Ética para a Investigação da UC lança plataforma para a submissão de pedidos de parecer online

A comunidade da Universidade de Coimbra pode solicitar online pareceres éticos sobre projetos de investigação científica, procedimento que se destina aos casos em que não exista na UC uma comissão de ética específica para a Unidade Orgânica ou para a área do saber do projeto em questão.

11 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A comunidade da Universidade de Coimbra (UC) pode solicitar online pareceres éticos sobre projetos de investigação científica. Os processos podem ser instruídos através do website www.uc.pt/ceiuc. Este procedimento aplica-se aos casos em que não exista na UC uma comissão de ética específica para a Unidade Orgânica ou para a área do saber do projeto em questão.

Na página web pode ser consultado ainda o regulamento completo da Comissão de Ética para a Investigação da Universidade de Coimbra (CEIUC), como também um conjunto de documentos e ligações de referência sobre ética na investigação científica. A plataforma disponibiliza ainda as datas das próximas reuniões da CEIUC.

A Comissão de Ética para a Investigação da Universidade de Coimbra tem como missão zelar pela salvaguarda dos mais elevados padrões éticos, da dignidade e da não discriminação, pela observância dos princípios de autonomia, responsabilidade, honestidade, qualidade e integridade científica na investigação desenvolvida na UC.