“A evolução das galáxias ” no Café com Física

05 fevereiro, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Amanhã, dia 6 de fevereiro, às 14 horas, na Sala de Conferências do 3º andar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), realiza-se a palestra “A evolução das galáxias “.

A oradora convidada é Duília F. de Mello (Catholic University of America, Washington, USA).

Resumo:
“A nossa galáxia, a Via Láctea, é apenas uma entre bilhões de outras. Mas como foi que descobrimos que vivemos dentro de uma galáxia? Nesta palestra apresentarei a história da galáxia e como ela evoluiu até se tornar o que ela é hoje. Mostrarei as principais descobertas feitas com o telescópio espacial Hubble e como ele contribuiu para desvendar grandes questões extragalácticas.
Resumirei os resultados da minha investigação utilizando as imagens das profundezas do universo e contarei a importância de algumas descobertas que fiz como a estrela supernova 1997D, as bolhas azuis e a maior galáxia espiral do universo”.

FCTUC (Cristina Pinto)