Clínica Universitária de Reumatologia da FMUC-CHUC distinguida em congresso europeu da especialidade

25 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

Clínica Universitária de Reumatologia, liderada pelo Professor José Pereira da Silva

© Just News

Os trabalhos Patient global assessment levels preclude the majority of rheumatoid arthritis patients otherwise in remission, from reaching this status: systematic literature review and meta-analysis incuding 23,297 patients e Optimizing a definition of lupus low disease activity sate (LDA) for daily clinical practice: ALE-DAS LDA vs LLDAS, representados pela Clínica Universitária de Reumatologiada FMUC-CHUC, dirigida pelo Professor Catedrático, José António Pereira da Silva, foram considerados entre os 10 Melhores Pósteres Clínicos no Congresso Europeu de Reumatologia de 2020, que decorreu recentemente.

O estudo Patient global assessment levels preclude the majority of rheumatoid arthritis patients otherwise in remission, from reaching this status: systematic literature review and meta-analysis incuding 23,297 patients (1) insere-se num movimento com forte impacto internacional, liderado pelo serviço, no sentido de rever as definições de remissão e alvo terapêutico nesta importante condição clínica, demonstrando que a avaliação global da doença pelo doente impede, inadequadamente, que uma percentagem elevada dos doentes atinja o alvo terapêutico de “remissão”, colocando-os assim em risco de tratamento excessivo.

O trabalho Optimizing a definition of lupus low disease activity sate (LDA) for daily clinical practice: ALE-DAS LDA vs LLDAS (2) aborda a aplicação de um sistema de quantificação da atividade de doença no lúpus eritematoso sistémico (SLE-DAS), desenvolvido na Clínica Universitária de Reumatologia, para a definição de alvo terapêutico: baixa atividade de doença.

Uma terceira comunicação científica da Clínica Universitária de Reumatologia Determinants oh Happiness and Quality of Life in People with Systmneic Sclerosis: A Strutual Equation Modelling Approach (3) mereceu igualmente destaque no congresso, com o reconhecimento dos Allied Health Professionals.

Autores:

(1) R. J. O. Ferreira, E. Santos, L. Gossec, J. A. P. Da Silva

(2) H. Assunção, D. Jesus, J. A. P. Da Silva, L. Inês

(3) T. Santiago, E. Santos, A. C. Duarte, P. Martins, M. Sousa, F. Guimarães, S. Azevedo, R. Ferreira, M. Guerra, A. Cordeiro, I. Cordeiro, S. Pimenta, P. Pinto, M. J. Salvador, J. A. P. Da Silva