Aluna da FMUC realiza estágio no INEM

30 agosto, 2022≈ 4 mins de leitura

© DR

A estudante Daniela Heleno, aluna do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), desenvolveu, nos meses de julho e agosto, um estágio observacional nos meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Este estágio insere-se no seu trabalho final do 6º Ano, orientado pelas Dra. Filipa Costa (Assistente da FMUC) e Dra. Paula Neto (médica INEM, Coordenadora do Centro de Formação do INEM de Coimbra e Coordenadora Regional do Serviço de Helicóptero de Emergência do INEM).

O trabalho, a realizar na área de Educação Médica, tem como objetivo estudar de que forma os alunos do MIM da FMUC poderão ter uma maior acessibilidade a estágios em meios do INEM.

O estágio consistiu no acompanhamento supervisionado dos vários meios do INEM, desde a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), a Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) e a Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV). Durante o estágio, a aluna colocou em prática os conhecimentos e competências adquiridos na unidade curricular opcional do 5º Ano, Trauma, Emergência e Catástrofe (TEC) coordenada pelo Prof. Doutor Henrique Alexandrino, docente da FMUC. Ao longo do ensino desta cadeira os alunos da FMUC tomam contacto com cenários de simulação onde são desenvolvidas várias competências, nomeadamente técnicas da medicina de emergência, mas também competências não técnicas, como coordenação da resposta, trabalho em equipa, tomada de decisão, liderança e comunicação. Desta forma os futuros clínicos aprendem a ser melhores membros de equipa, e eventualmente melhores líderes.

A aluna Daniela, que já tinha considerável experiência prática de emergência e socorro como Bombeira Voluntária, considera a experiência muito enriquecedora. O presente estágio aproxima INEM e FMUC, promove o ensino da medicina de emergência pré-hospitalar e motiva os futuros clínicos para a desafiante opção de carreira na medicina pré-hospitalar.

Figura%201%20A.jpg

Figura%201%20B.jpeg

Foto 1 e 2 -  Daniela Heleno com as suas orientadoras, Dra. Filipa Costa e Dra. Paula Neto

Figura%202.jpg