/ Ensino / Mestrados

Mestrado em Saúde Ocupacional

Coordenador

Prof. Doutor António Jorge Correia Gouveia Ferreira

Email: aferreira@fmed.uc.pt

Duração 4 semestres
Nº Vagas 20
ECTS 120
Propina anual 1.300,00€ (7.000,00€ estudante internacional)
Contacto para informações

Gestão Académica | Estudos Pós-Graduados da FMUC

Telefone: + 351 239 857 720

e-mail: posgraduado@fmed.uc.pt

Gabinete de Estudos Avançados

Telefone: +351 239 857 729

e-mail: gea@fmed.uc.pt

Para mais informações https://apps.uc.pt/courses/PT/course/1394

Notas importantes:

- A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de Curso de Especialização em Saúde Ocupacional, independentemente da área científica de proveniência dos candidatos.

- Os 60 ECTS dos dois primeiros semestres completos, com uma carga horária de contacto ≥ 12 horas por semana, são lecionados em comum com o Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, com idoneidade formativa reconhecida pela Ordem dos Médicos como habilitação adequada para a obtenção da formação teórica específica preconizada no programa de formação específica da Especialidade de Medicina do Trabalho, criado pela Portaria n.º 307/2012 publicada no Diário da República, 1.ª série — N.º 194 — 8 de outubro de 2012, de acordo com as alíneas 3.3 e 5.2 do respetivo anexo

Apresentação e objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos

Este mestrado visa contribuir para o conhecimento e dinamização do importante sector da Saúde Ocupacional, através da diferenciação técnica e científica de licenciados de diversas áreas de formação, permitindo criar um referencial de qualidade na sua formação, ao facultar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos nas principais áreas científicas da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho.

Estes objetivos são comuns ao Plano Nacional de Saúde, Plano Nacional da Saúde Ocupacional e Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde do Trabalho, procurando “responder às necessidades, crescentes e emergentes, de intervenção em saúde no contexto laboral, visando promover o valor da saúde e a qualidade de vida no trabalho, através de ambientes de trabalho saudáveis”.

Este mestrado tem um carácter transversal no âmbito do conhecimento no domínio das ciências da saúde e da vida, não habilitando à prática de qualquer atividade médica por parte de quem não esteja inscrito na Ordem dos Médicos.


Plano de Estudos:

Unidades Curriculares: Créditos (ECTS)

1º Ano Curricular

1º Semestre
Bioestatística 5
Epidemiologia 5
Ergonomia e Fisiologia do Trabalho 10
Organização e Administração da Saúde Ocupacional 4
Legislação e Medicina Legal do Trabalho 6
2º Semestre
Clinica do Trabalho 10
Engenharia Ambiental 5
Higiene Ocupacional 5
Patologia e Toxicologia do Trabalho  10
Psicologia e Ciências Sociais do Trabalho 5
Segurança do Trabalho 5
Técnicas de Administração da Saúde Pública 5
2º Ano Curricular
Dissertação/Projeto/Estágio 60

Condições de acesso

a) Titulares de grau de licenciado, mestrado, ou habilitação legalmente equivalente, nas áreas de Medicina, Medicina Dentária, Ciências da Saúde, Enfermagem, Psicologia, Engenharia, Tecnologias da Saúde, Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho. Técnicos Superiores de Higiene e Segurança do Trabalho. Excecionalmente, após apreciação pelo Conselho Científico (C.C.), poderão ser admitidos candidatos de outras áreas;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas indicadas na alínea a);

Candidatura 2024/2025

Período de candidatura

1ª fase – 1 de março a 1 de abril de 2024

2ª fase – 3 de junho a 15 de julho de 2024

3ª fase – não abre candidaturas

Aviso de Abertura

Local de candidatura

Candidatura on-line em https://inforestudante.uc.pt/nonio/security/candidaturas.do

Observações

Os candidatos que não possuam comprovativo das qualificações exigidas, ou outros documentos, até ao final do prazo de candidatura, podem apresentar a sua candidatura condicionalmente. Caso não reúnam os documentos até à data que lhes for indicada, podem transitar a candidatura para a fase seguinte sem custos adicionais. Caso optem por não transitar a candidatura dentro do prazo referido, a mesma passará ao estado de não admitida com a disponibilização da lista definitiva.

Para mais informações, deverá consultar o site:
http://www.uc.pt/candidatos/

DOCENTES MESTRADO EM SAÚDE OCUPACIONAL

Prof. Doutora Ana Maria Pego Todo-Bom Ferreira da Costa (FMUC), Doutora Ana Telma Pereira (FMUC), Prof. Doutora Anabela Mota Pinto (FMUC), Prof. Doutor António Macedo (FMUC), Prof. Doutor António Jorge Correia de Gouveia Ferreira (FMUC), Prof.ª Doutora Bárbara Cecília Bessa dos Santos Oliveiros Paiva (FMUC), Prof. Doutor Carlos Alberto Fontes Ribeiro (FMUC), Prof. Doutor Duarte Nuno Pessoa Vieira (FMUC), Prof. Doutora Helena Maria Sousa Ferreira Teixeira (FMUC), Prof. Doutor João José Carreiro Pascoa Pinheiro (FMUC), Prof. Doutor José Paulo Achando Silva Moura (FMUC), Prof. Doutora Maria Filomena Rabaça Roque Botelho (FMUC), Prof.ª Doutora Maria Margarida Martins Gonçalo (FMUC), Prof. Doutor Nélson Bruno Martins Marques da Costa (UM), Prof. Doutor Paulo Jorge Coimbra Martins (FMUC), Prof. Doutor Ricardo José David Costa Vieira (FMUC), Prof. Doutor Rui Daniel Mateus Barreiros Proença (FMUC), Prof. Doutor Victor José Lopes Rodrigues. (FMUC)

Local e horário de funcionamento

Subunidade 3 do Pólo III, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, às 2ªs e 4ªs feiras, das 14:00 horas às 20:00horas