Instituto Jurídico irá celebrar os 100 anos das Regras de Haia

01 julho, 2021≈ 2 mins de leitura
banner100anosHAIA?hires

As «Regras de Haia» (Convenção de Bruxelas de 1924 relativa à unificação de certas regras em matéria de conhecimentos de carga) são, ainda hoje, um texto de grande importância para o transporte internacional de mercadorias por mar. Portugal aderiu há muito à referida Convenção e, por isso, 2024 será tempo de celebrar.

O Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra pretende estar no centro dessas comemorações. Várias iniciativas estão a ser planeadas (um Volume de Aniversário, um Congresso, Webinars...) para discutir as «Regras» e a sua aplicação, mas também para lançar um olhar sobre os desafios que o transporte marítimo terá de enfrentar nos anos vindouros: riscos de segurança, preocupações ambientais, navios autónomos... O Aniversário será uma oportunidade para pensar em todos esses assuntos e em muitos mais, e bem assim para homenagear a tradição marítima portuguesa.

O Instituto Jurídico criou uma página dedicada ao projeto de comemoração do centenário das "Regras de Haia", onde será possível acompanhar todas as atividades e informações sobre o andamento do projeto.

Mantenha-se atento!