Seminário de Estudos Jesuíticos

Textos Fundamentais da Companhia de Jesus | Módulo 1: Na pena do Fundador (Abril-Junho 2021) 18h-19h30

02 abril, 2021≈ 2 mins de leitura

Inscrições (gratuitas): enviar e-mail até 7 de abril às 12h com Nome e Actividade ou situação profissional para cech@fl.uc.pt

5 encontros quinzenais - Via Zoom

7 abril | 18h-19h30 - A Fundação da Companhia de Jesus na História da Igreja

Dom Francisco Senra Coelho (Arcebispo da Arquidiocese de Évora e Prof. da UCP)

21 abril | 18h-19h30 - As Constituições da Companhia de Jesus: a Parte IV e a vocação literária

Mário Garcia SJ (Professor da FFCS da UCP)

5 maio | 18h-19h30 - O Livro dos Exercícios Espirituais

Bruno Nobre SJ (Professor da FFCS da UCP)

19 maio | 18h-19h30 - A Autobiografia de Inácio: encontrar Deus nas nossas feridas

Andreas Lind SJ (Professor da FFCS da UCP)

2 junho | 18h-19h30 - As fontes da Companhia de Jesus em Coimbra (XVI-XVIII): duas escolas, dois colégios?

Fernando Taveira da Fonseca (Professor da FLUC da Univ. de Coimbra)

Oradores

Dom Francisco Senra Coelho entrou para o seminário maior de Évora em 1980, tendo concluído o curso superior de Teologia e sido ordenado presbítero em 1986. Estudou Filosofia, Teologia e História Eclesiástica em Itália e doutorou-se em História pela Phoenix International University (UK) em 2008. É membro da Academia Portuguesa de História e da Academia de Letras e Artes. Foi nomeado Arcebispo de Évora em 2018

Mário Rosa da Silva Garcia é Professor de Literatura Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa e autor de numerosos ensaios sobre autores maiores da Literatura Portuguesa desde o século XIX até à contemporaneidade, nomeadamente Teixeira de Pascoaes e António Vieira.

Bruno Nobre é licenciado em Física Tecnológica e doutorado em Física de Partículas Elementares pelo IST. Entrou para a Companhia de Jesus em 2005. É ainda licenciado em Filosofia pela UCP e mestre em Teologia Sistemática pelo Boston College. Fez um pós-doutoramento em Filosofia da Ciência na UERJ. É Professor Auxiliar Convidado da FFCS da UCP e seu Diretor Adjunto. É ainda membro do Cluster de Religião e Ciência do Projeto de Investigação Higher Education for Social Transformation, das Universidades e Faculdades da Companhia de Jesus na Europa.

Andreas Lind SJ formou-se em Economia antes de entrar para a Companhia de Jesus em 2005. Estudou Filosofia e Teologia na UCP e na Universidade Gregoriana, e foi professor no Colégio São João de Brito. Ordenado presbítero em 2016, doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Namur (Bélgica) em 2020 e é docente na UCP – Braga.

Fernando Taveira da Fonseca é licenciado e doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Univ. de Coimbra, onde foi professor e dirigiu o Instituto de História Económica e Social. É sócio correspondente da Academia Portuguesa da História e membro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e The Economic History Society. No âmbito da História Moderna e Contemporânea tem-se dedicado fundamentalmente à História de Portugal, com particular incidência na História Económica e Social e na história da universidade portuguesa e da cidade de Coimbra.

Organização:

Margarida Miranda | Investigadora Integrada do CECH