MENSAGEM PÚBLICA DE DESPEDIDA DO DIRETOR DA BGUC

11 maio, 2023≈ 5 mins de leitura

.

Na hora do «render da guarda», quero dirigir a todos os funcionários, utentes e amigos da BGUC uma mensagem de gratidão. Ao longo do último quadriénio tive o privilégio de dirigir uma Casa cheia de encantos e desafios. Juntos, procurando honrar o legado do meu ilustre antecessor direto, Prof. Doutor José Bernardes, devolvemos a dignidade ao nosso átrio de entrada, requalificámos a Oficina de Conservação e Restauro e defendemos tenazmente a dignidade e o futuro da nossa joia mais preciosa – a Biblioteca Joanina.

Ao mesmo tempo, reforçámos o nosso serviço público de múltiplas formas, aqui se incluindo: a resposta pronta a todo o tipo de solicitações, internas e externas; a organização de numerosas formações (com a extensa rede de bibliotecas da UC); o restauro de livros e coleções raras (ex: obras em risco e manuscritos de polifonia sacra do séc. XVII); a otimização – com escassíssimos meios humanos – dos nossos recursos digitais (ex: ampliação do repositório Alma Mater); a invenção de soluções para mitigar o esgotamento dos nossos depósitos; ou o tratamento de fundos particulares à nossa guarda (exs: Lopes de Almeida, Carolina Michaëlis ou M.H. da Rocha Pereira).

Por fim, oferecemos à cidade cerca de 150 eventos culturais, dois deles de âmbito internacional (Sustentabilidade, Património e Turismo, em 2021; e Bibliotecas Icónicas, em 2022) e dezenas de exposições, mobilizando milhares de pessoas, muitas delas externas à UC. Nestas iniciativas, a promoção do livro e da leitura, a educação para a defesa ambiental e a experiência do diálogo intercultural e inter-religioso (via APECER) ocuparam a boca de cena. Mas também a atualidade passou por aqui, da guerra na Ucrânia aos 50 anos do 25 de Abril.

Fizemo-lo juntos, com alegria, com amor e com sentido de responsabilidade. Beneficiámos de muitos apoios, da Reitoria e Serviços diversos da UC à Fundação Eng.º António de Almeida, passando por inúmeros parceiros, de que destaco algumas UECAF (Arquivo e Imprensa à cabeça), a AAC (SESLA, RUC), a Liga dos Amigos da BGUC (liderada pela Sra. Prof.ª Doutora Maria José de Azevedo Santos), a APECER (nascida em 2020), o CEGOT, o Instituto Justiça e Paz, a Rede de Bibliotecas Escolares, o CES, o Conselho Geral, o projeto «Mundos e Fundos» e o Instituto Confúcio. A estes e a todos os outros parceiros agradeço a confiança e o estímulo.

O meu sentido reconhecimento também a todos os participantes (académicos, autores, alunos de escolas secundárias, ativistas, dirigentes e associados da LIBUC e da APECER), que tornaram a bela Sala de São Pedro um forum de cultura em Coimbra ao longo destes anos.

Mas quero, sobretudo, agradecer à minha equipa, a começar pelos meus Diretores Adjuntos (Drs. A.E. Maia do Amaral e Maria Luísa Sousa Machado) e pelos outros membros da Comissão Executiva (Dras. Maria de Fátima Carvalho e Ana Miguéis), assim como aos elementos do Conselho Consultivo (em especial ao seu Presidente, Dr. Jorge Castilho), a colaboração responsável e tão eficaz, assim como a solidariedade permanentes. Aos restantes funcionários e colaboradores da BGUC, dos assistentes operacionais aos técnicos superiores, passando pelos bolseiros e avençados, devo testemunhos raros de dedicação, dignidade e competência. Lembro apenas o que se passou nos meses de chumbo da pandemia, em 2020-2021, em que estivemos ‘sempre lá’ para servir toda a comunidade UC e para ajudar a salvar os anos letivos, quando quase toda a população permanecia resguardada em suas casas.

Muito obrigado a todos por tudo isto, e também pelo entusiasmo com que o fizemos, dia a dia, Natal a Natal, sonhando sempre com mais e melhor para uma Univer-Cidade que há muito nos orgulhamos de servir. Cabe-nos agora, mau grado a tristeza da separação (tudo o que é belo parece efémero, e em todo o caso a minha aposentação deverá ocorrer em 2024), mobilizar o melhor de nós para acolher e integrar o novo Diretor da BGUC: o Prof. Doutor Manuel Portela, colega por quem tenho elevada estima e consideração e a quem desejo as maiores felicidades.

Com todo o afeto, em meu nome pessoal e no da Leonor (sempre presente e solidária nesta bonita aventura), do

João Gouveia Monteiro (Diretor da BGUC entre julho de 2019 e maio de 2023)