Mensagem do Diretor da BGUC Prof. Doutor Manuel Portela

30 maio, 2023≈ 4 mins de leitura

.

O conceito tradicional de biblioteca como um espaço físico cuja função consiste em disponibilizar aos leitores acesso às suas coleções através de um sistema de catalogação e indexação foi redefinido nas últimas décadas por efeito das tecnologias digitais. Estas afetaram não só os processos de organização da informação, mas a própria noção de documento e as modalidades de interação entre bibliotecas e leitores. Por um lado, parte do património bibliográfico vai sendo progressivamente digitalizado; por outro lado, uma quantidade cada vez maior da nova produção documental é feita sob forma digital. A coexistência de coleções digitais e livros em papel alterou quer o imaginário da biblioteca, quer a sua configuração institucional. Por força da ubiquidade das redes de telecomunicação, espaço físico e espaço digital sobrepõem-se nas nossas representações das bibliotecas.

Para uma biblioteca patrimonial de grande valor histórico e cultural como a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que ao seu vasto acervo de livro antigo junta a bibliografia nacional que recebe por Depósito Legal, um dos grandes desafios tem sido combinar o acesso às suas valiosas coleções com o desenvolvimento de infraestruturas digitais. Esta passagem de um modelo predominantemente custodial, isto é, de preservação e acesso às coleções, para um modelo com uma forte componente de recursos e serviços digitais está refletida nas múltiplas funcionalidades disponíveis no portal web da BGUC. Trata-se de um processo cujo horizonte permanece em aberto, por força dos avanços contínuos nas tecnologias de informação, e que requer a constante sincronização da BGUC com as melhores práticas internacionais. Essa sincronização constitui a nossa principal prioridade.

Consciente dos desafios colocados pela crescente complexidade do ecossistema documental, pela alteração nas práticas de leitura e pela expansão das funções da biblioteca, o trabalho da BGUC durante o quadriénio 2023-2027 estará centrado nos seguintes objetivos:

1) valorizar o património da BGUC no contexto das bibliotecas universitárias mundiais, designadamente através da expansão das suas coleções digitais, como a Alma Mater, e do projeto de digitalização da Biblioteca Joanina;

2) apoiar a política de acesso aberto da UC, através da otimização do repositório Estudo Geral e do desenvolvimento de iniciativas de promoção da ciência aberta;

3) melhorar a articulação entre BGUC e as diversas bibliotecas da Universidade de Coimbra, quer no âmbito das infraestruturas do Sistema Integrado de Informação Bibliográfica (SIIB-UC), quer no âmbito da partilha de boas práticas;

4) reforçar a cooperação com as outras unidades de extensão cultural e de apoio à formação (UECAF) da Universidade de Coimbra;

5) contribuir para o conhecimento do livro e da história do livro no espaço público, apoiando atividades de investigação e de divulgação dedicadas a obras das suas coleções;

6) melhorar o serviço prestado a investigadores, estudantes e público em geral, promovendo o conhecimento dos seus fundos e a utilização das suas coleções.

Deste modo, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra procurará articular da melhor forma as funções de conservação e gestão do património bibliográfico com as funções de apoio à formação, à investigação e à promoção da leitura. Definindo-se ao mesmo tempo enquanto espaço arquitetónico, sistema de informação e plataforma de partilha de conhecimento, a BGUC prosseguirá a estratégia de abertura a uma ampla participação da sua comunidade local, nacional e internacional de leitores.

Manuel Portela

Nota Biográfica