Exposição documental e bibliográfica

Comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil

08 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

.

Com o título “Documentos históricos pré e pós-coloniais entre Brasil e Portugal”, foi inaugurada em 21 de março passado, com a presença do Senhor Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, uma exposição documental e bibliográfica comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil. Resultado de mais uma produtiva colaboração entre a Biblioteca Geral e o Arquivo da Universidade de Coimbra, uma seleção de 38 documentos originais estará em exibição até 21 de maio próximo na Galeria Massangana, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte, no Recife.
A organização contou com a Fundação Joaquim Nabuco, a Associação Portuguesa de Imprensa, a Associação da Imprensa de Pernambuco e o Instituto Camões e não teria sido possível sem o apoio das autoridades diplomáticas portuguesas. O embaixador de Portugal no Brasil salientou que esta foi a primeira iniciativa institucional a celebrar o Bicentenário no Brasil: “os primeiros [eventos] são sempre muito importantes, porque mostram o caminho”, afirmou Luís Faro Ramos, na inauguração.
A exposição irá ainda ser mostrada em Brasília e poderá ser vista em Coimbra em setembro com o título “A Universidade de Coimbra e a Independência do Brasil”.