Debates sobre Património e sobre Desporto na Universidade de Coimbra

Dia 22 de junho, a partir das 14h30 - Biblioteca Geral

17 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

.

A Comissão de Cultura, Património, Cidadania e Desporto do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação RUAS, vão realizar no dia 22 de junho (às 14h30) um debate sobre o Património na UC. O objetivo é promover, com a ajuda de convidados altamente qualificados, uma discussão pública acerca de alguns temas cruciais para a sustentabilidade do património «Universidade - Alta e Sofia» classificado pela UNESCO em 2013. Pretende-se discutir os critérios e meios de monitorização regular do estado de conservação dos bens mais preciosos, assim como a pertinência da criação do cargo de Curador do Património da UC. Também o tema (candente) da gestão do fluxo de visitantes e da organização da oferta turística estará em discussão. O debate incidirá igualmente sobre questões nucleares relacionadas com a conservação do património não construído, com o objetivo de avançar diagnósticos e de apontar soluções para um futuro melhor do valiosíssimo património bibliográfico, documental, artístico, científico e museológico que a UC tem à sua guarda.

No mesmo dia 22, a partir das 17h00, numa segunda mesa-redonda, discutir-se-á - com o apoio de convidados internos e externos com grande experiência e provas dadas nesta área - a política desportiva da UC. Neste caso, os objetivos passam sobretudo por identificar as medidas que podem e devem ser tomadas no sentido de apoiar as carreiras «duais» (estudante-desportista), em especial o estatuto de apoio ao atleta de pré-Alto Rendimento. Ao mesmo tempo, será debatida a possibilidade de promoção de encontros regulares entre estudantes-atletas com carreiras internacionais bem sucedidas e os atuais estudantes da UC com vocação para uma prática desportiva mais exigente. Por fim,  identificar-se-ão as medidas prioritárias em matéria de uma política consistente de apoio ao deporto adaptado no seio de uma universidade que tem (quase) tudo para ser o grande centro do desporto universitário português.

Cartaz